Esmat e Enfam debatem atividades conjuntas visando à capacitação de magistrados(as) brasileiros(as) em Inteligência Artificial Generativa

Cumprindo agenda institucional em Brasília (DF), o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), foi recebido nessa quinta-feira (26/9) pelo ministro Benedito Gonçalves, novo diretor geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que assumiu o cargo em 4 de setembro. O encontro teve como objetivo discutir a agenda de atividades e explorar possibilidades de ações conjuntas entre as instituições.

Na ocasião, foi apresentado ao ministro o projeto Hórus, desenvolvido pela Esmat em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com a startup Taqui-aí, que visa automatizar a análise processual de casos sem grande complexidade e de ações repetitivas, com o objetivo de reduzir tempo e custos, além de aumentar a precisão e a uniformidade das decisões judiciais. Utilizando inteligência artificial generativa, o projeto processa grandes volumes de informações, incluindo documentos em texto, PDF e áudio, gerando relatórios e minutas precisas com controle de vieses.

Durante a reunião, o desembargador Villas Boas parabenizou o ministro Benedito Gonçalves pela posse e destacou a importância da colaboração entre as escolas de magistratura para o aprimoramento contínuo do Judiciário brasileiro. “A união de esforços entre Copedem e Enfam potencializa a qualidade da formação dos(as) magistrados(as), a atualização de conhecimentos à luz das atuais necessidades de inovação e, consequentemente, a prestação jurisdicional”, afirmou.

O ministro Benedito Gonçalves demonstrou entusiasmo com a proposta de parceria. Com uma carreira consolidada que inclui passagens pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito ressaltou a relevância de iniciativas que promovam a eficiência e a integridade no sistema judiciário.

Participações

No encontro, estiveram presentes Leonardo Peter da Silva, secretário executivo da Enfam; Ilan Presser, secretário-geral da Enfam; Ana Beatriz Pretto, diretora executiva da Esmat; Ana Carla Bliacheriene, professora e coordenadora do Grupo de Pesquisas USP SmartCitiesBR; Luciano Vieira de Araújo, professor e coordenador do mesmo grupo; e Lourdes Gonçalves, da Memory – Centro de Memória Jurídica.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima