Setembro Amarelo: O papel do NAPsi no suporte psicológico e social para magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário tocantinense

Foto: Cecom/TJTO

O mês de setembro traz consigo também a conscientização quanto à saúde mental.  A campanha Setembro Amarelo tem por objetivo informar sobre a importância que a vida tem e do autocuidado.

Apesar da atenção a estes temas ser voltada especialmente no mês de setembro, a preocupação com a saúde mental deve ser observada durante o ano todo e no Poder Judiciário tocantinense não é diferente. Com o NAPsi - Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial, magistrados(as) e servidores(as) têm este atendimento especial diretamente feito no Poder Judiciário. 

NAPsi: suporte importante a quem precisa

O Núcleo de Atendimento Psicológico e Social (NAPsi) oferece um espaço dedicado ao suporte psicológico e social para magistrados(as), servidores (as), comissionados (as), cedidos(as) e estagiários (as) do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO), tanto da capital Palmas, como de Comarcas do interior do Estado. 

Localizado em um ambiente físico separado das demais atividades do TJTO, o NAPsi busca garantir maior privacidade e confidencialidade durante os atendimentos. 

Atendimentos e Disponibilidade

O NAPsi realiza atendimentos todos os dias da semana, das 12h às 18h, com variações na agenda dos profissionais. 

Os atendimentos são oferecidos tanto de forma presencial quanto remotamente, por meio de link enviado pelo profissional responsável. Atualmente, há uma pequena lista de espera devido à alta demanda, mas não significa que vá esperar por meses.

Objetivo e Abrangência

Destinado exclusivamente a magistrados (as) e servidores (as), o NAPsi não atende a familiares, devido à limitação de recursos humanos. 

O núcleo é composto por psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras com experiência técnica e clínica comprovada. Seu objetivo é oferecer apoio psicológico e social em um ambiente especializado, garantindo o acolhimento, a expressão individual e a intervenção coletiva, sempre com ética e sigilo. 

Princípios e Abordagem

Os atendimentos do NAPsi seguem os princípios de procura espontânea, sigilo absoluto, privacidade, universalidade e localização em ambiente distinto das atividades laborais.

A intervenção visa à prevenção e promoção da saúde mental, com intervenções breves e focais nas áreas da psicologia, serviço social e psiquiatria. O núcleo não realiza assistência ambulatorial e nem prescreve medicações ou emite laudos, essas funções são desempenhadas pelo Centro de Saúde (CESAU) do TJTO, conhecido como Espaço Saúde.

Localização e Estrutura

O NAPsi está situado no Edifício Florença, na Quadra 103 Norte, Rua NO 07, lote 44, Bairro Plano Diretor Norte, Palmas - TO, CEP 77.001-032. As salas 2, 3 e 4, localizadas no térreo, estão voltadas para o estacionamento, e não é necessário passar pela recepção do prédio. 

Para mais informações ou agendamentos, a equipe pode ser contatada pelos números de telefone: 3901-9052 (WhatsApp) e 3901-9053, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., também é possível fazer contato pessoalmente na recepção do NAPsi.

Fique por dentro da programação do Setembro amarelo aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima