Google Brasil demonstra interesse em conhecer o Projeto Hórus

Na última quinta-feira (02/05), representantes da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), do Grupo de Pesquisas da USP SmartCitiesBr, e da startup Taqui, se reuniram com técnicos do Google Brasil para dialogarem sobre a construção de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a gestão pública e a tomada de decisões no âmbito das instituições públicas. O encontro, realizado a convite do Google, teve como objetivo discutir o potencial da IA para otimizar procedimentos administrativos e judiciais.

Na oportunidade, o diretor geral da Esmat, Desembargador Marco Villas Boas e a Professora Ana Carla Blechieriene, da USP, explanaram sobre a experiência inédita do Projeto Hórus, em desenvolvimento na Escola, que utiliza IA para automatizar a análise de admissibilidade recursal. O projeto, resultado de uma parceria entre a Esmat, a Universidade de São Paulo (USP), e a startup Taqui, tem como objetivo reduzir o tempo e o custo da análise de recursos, além de aumentar a precisão e a uniformidade das decisões.

O Professor Luciano Araújo, da startup Taqui/USP, auxiliou nas explicações técnicas, apresentando a IA Sara, uma das ferramentas construídas para apoio em procedimentos administrativos e judiciais, que tornou possível a utilização com segurança de IA generativa para a execução de tarefas de maior complexidade. Daniel Mamoré discorreu sobre as inovações que o Google tem apresentado para utilização no Judiciário, além de abordar os avanços que obtiveram no Gemini, em sua versão 1.5, abrindo as portas do Google para capacitação de pessoal para utilização das plataformas e ferramentas que o Google oferece.

Ações conjuntas para o futuro da justiça

A reunião entre a Esmat, o USP e o Google representa um passo importante para o desenvolvimento de soluções inovadoras de IA para o Poder Judiciário. A colaboração entre as instituições pode otimizar a prática de atos processuais, tornando-os mais eficazes e céleres.

A comitiva USP e da Esmat foi composta pela Profa. Ana Carla Bliacheriene, pelo Prof. Luciano Araújo, pelo Desembargador Marco Villa Boas e  pela servidora Ana Beatriz Pretto. Eles foram recebidos pelo time técnico e de governo do Google, que contou com a presença de Victoria Oliveira, Cedeia Araújo e Daniel Mamoré.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima