“Vamos fazer o giro da inovação para uma Justiça mais próxima e inovadora”, disse a presidente do TJTO, Etelvina Felipe, na inauguração do Inovassol

Foto: Rondinelli Ribeiro (TJTO)

“Assim como o girassol busca a luz, é esta luz, este conhecimento e ideias que queremos ouvir de cada um que integra o nosso Judiciário. Por isso, pensamos um espaço aberto, onde todos fiquem bem à vontade para chegar e propor inovações que reflitam em melhoria da nossa prestação jurisdicional. Vamos fazer o giro da inovação para uma Justiça mais próxima e inovadora”. A afirmação é da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, durante a inauguração do Inovassol – Centro de Inovação do Poder Judiciário do Tocantins, na tarde desta quinta-feira (21/3), em Palmas. 

A desembargadora ainda lembrou que iniciou a gestão tendo a transformação digital e a inovação como prioridades.

Em 2023, ao assumir a presidência, invocamos esse compromisso de fazer uma gestão disruptiva, com foco na inovação e hoje estamos aqui na inauguração do nosso Centro. Nosso compromisso é a melhoria dos serviços prestados por todos os magistrados e servidores para nossos cidadãos. Passando pela cultura da prática da inovação e inclusão. Acredito na inovação, no sucesso do Inovassol e no melhoramento do Judiciário. 

Representado pela flor de girassol, o Inovassol traz o slogan "O giro da inovação" e nasce na Gestão 2023/2025, que tem como lema “Justiça Mais Próxima e Inovadora”. Um marco para a história dos 35 anos do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), celebrados em 2024. 

A presidente do Comitê de Inovação, vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, reforçou que o Inovassol é um espaço aberto, acolhedor para que cada um sinta o espírito de pertencimento ao passar por lá. "É uma grande satisfação e contentamento estar aqui vivenciando este marco histórico dos 35 Anos do Tribunal de Justiça, vendo desabrochar e florescer a inovação. Inovamos porque queremos potencializar a excelência sempre com o olhar direcionado ao ser humano. Afinal a humanização sempre será a maior inovação. Uma justiça inovadora que abre as portas do Judiciário aos cidadãos, pensado para acolher, onde a trocas de experiências serão valorizadas e incentivadas, onde cada um se sinta inspirado as contribuir com espírito de pertencimento, em um ambiente de aprimoramento da justiça, este é o Inovassol".

Vimos o empenho da nossa presidente, e compartilhar a realização deste sonho é gratificante. Juntos, podemos criar um legado de inovação que pode impactar esta corte, a sociedade, e que seja referência. Iniciamos hoje uma jornada transformadora, eis aqui o giro da transformação, que ele floresça em nossos corações e seja um farol de progresso.

Inspirado pela simbologia do girassol, o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas, foi o responsável por batizar o Centro de Inovação. “Fiquei empolgado e emocionado com o que vi deste espaço transversal que se implanta hoje de releitura institucional. Nós vivemos num mundo regulado por normas, cheio de diretrizes e regras. E, assim, essas normas também se tornam referências para nossas vidas. O girassol é diferenciado, ele é brilhante, explosivo, não nasce sozinho. Ele é um rizoma, não tem começo, nem fim. Como rizoma, ele nos convoca a olhar o giro e a desapegar das regras cotidianas e, talvez, a criar coisas novas. Ele nasce num espaço aberto e, assim como o girassol, a criação é livre. Não podemos ignorar as ideias por mais absurdas que elas possam parecer, pois, a ideia do absurdo é interessante, nos leva a reflexão". 

Precisamos dar asa à imaginação para que novas ideias possam ser semeadas a fim de melhorar a instituição, a vida de todos nós, tornando o Judiciário cada vez mais compreensivo, visionário, acolhedor, enfim sempre balizado pelos direitos humanos

Durante a programação, foi exibido um vídeo institucional em que mostra toda a concepção do Inovassol; a apresentação do Plano de Logística Sustentável (PLS) Simplificado, com o facilitador visual, Sidan O Rafa; o lançamento do aplicativo TJTO BEM AQUI e o Robô Renajud, além da palestra “Inovar para as pessoas: o cidadão como foco da informação”, com Filipe Sousa Costa, do Laboratório de Inovação e Dados do Ceará (Íris Lab).

Plano de Logística Sustentável

Especialista em Linguagem Simples, o facilitador visual, Rafael da Silva Rodrigues, conhecido como Sidan o Rafa, apresentou a nova versão do Plano de Logística Sustentável (PLS). Um documento de 21 páginas, que após a tradução para a linguagem simples passou a ter somente duas páginas em sua versão simplificada. Ele explicou que “o objetivo desse trabalho não é apenas resumir, mas introduzir uma nova linguagem, de simplificar. Essa preocupação, essa empatia de fazer com que a pessoa encontre a informação e entenda. Este é o papel da inovação, da linguagem simples. A forma informa, informa comportamento, estimulando e impulsionando um novo comportamento. É dar acesso a justiça ao usuário da justiça, ao cidadão”.

A linguagem simples tem como objetivo tornar  a compreensão de documentos mais acessível, inclusiva e utilizável por qualquer pessoal nos textos, editais e atos administrativos e faz parte do programa de linguagem simplificada, o SimplesTOC, lançado pelo Judiciário do Tocantins em novembro de 2023, por meio da Portaria Conjunta nº 16/2023. 

O PLS Simplificado tem como eixo central a visão representada por um olho, entre a missão e valores, o que move o Tribunal. “Os símbolos transcendem a comunicação verbal. Trabalho muito em todo o país em diversos tribunais e em órgãos do sistema de Justiça e vejo a mudança de premissas de base sobre essa transição passando de imagem de poder para órgão de serviço, onde o cidadão se sinta convidado, acolhido e não apenas intimado pelo Judiciário. Isso já é reflexo da inovação sobre outras perspectivas de se pensar e fazer o Direito. Sobre esse movimento de despertar do olhar, dessa sensibilidade, de empatia, de se colocar no lugar do outro. Mais do que método, o despertar do olhar faz toda a diferença”, concluiu Sidan. 

Inovassol

A Resolução nº 9 de maio de 2023 instituiu a Política de Inovação no PJTO, criando o Inovassol, conforme previsão da meta 27 da Gestão 2023/2025, e pautado pela Resolução nº 395 do CNJ. A unidade é vinculada à Presidência do TJTO, integra a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud) e busca promover a cultura da inovação em busca de soluções modernas e efetivas para proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs. O espaço físico, interativo e integrativo está instalado no espelho d’água do TJTO.

Com a ideia central focada na flor do girassol - que simboliza calor, vitalidade e energia positiva -, o Inovassol tem os seguintes serviços: Semear (difusão da cultura da inovação), Raízes (investigação das causas dos problemas relatados pelo Poder Judiciário), Iluminar (pensar em formas inovadoras para resolução dos problemas selecionados no “Raízes”), Florescer (transformar as ideias em formatos tangíveis e testá-las), Cultivar (mentoria para evitar que o projeto não tenha seguimento), Podas (desburocratização dos processos de trabalho) e SimplesToc (Programa de Simplificação da Linguagem do PJTO).  

Participação

Prestigiaram a inauguração do Inovassol ao lado da presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, além da vice-presidente do TJTO e presidente do Comitê de Inovação, desembargadora Ângela Prudente e diretor-geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas; a vice-presidente do Comitê de Inovação, desembargadora Angela Haonat; a corregedora-geral de Justiça (CGJUS), desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a vice-corregedora de Justiça, Jacqueline Adorno; desembargador Eurípedes Lamounier; Juiz Convocado Jocy Gomes de Almeida; os juízes auxiliares da Presidência do TJTO Rosa Maria Gazire Rossi e Ronicaly Alves de Morais; a diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto; a chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Jeane Justino; a secretária-geral Adjunta da OAB-Tocantins, Fernanda Fernandes; Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), juiz Allan Martins Ferreira; presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), representando o Governo do Estado, Alírio Félix Martins Barros; assessor especial da Procuradoria-Geral da Justiça, representando o MPE-TO, Celsimar Custódio Silva; juízes membros do TRE-TO, José Maria Lima e Alexandre Ogawa; representante da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica  Nacional (ABMCJ), Elaine Noleto; diretores e servidores do TJTO e representantes dos sindicatos SINSJUSTO, SINDOJUS e ASTJ.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.