Dia Internacional dos Povos Indígenas

Hoje (9/8) celebramos o Dia Internacional dos Povos Indígenas, um dado que reconhece a importância da história e a luta pelos direitos dos povos indígenas e originários. Esta data é lembrada periodicamente em referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, em 1995. Desde então, essa ocasião serve como um lembrete de que devemos honrar e atender às culturas, às línguas e aos costumes desses povos que tanto enriquecem nossa diversidade.

No Tocantins, abrigamos oito etnias indígenas: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá Canoeiros. São os guardiões das terras ancestrais, das tradições que atravessam gerações e da profunda ligação com a natureza. 

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) se une a esta celebração, reafirmando nosso compromisso com a promoção de uma sociedade justa e consciente da importância da preservação das tradições e dos direitos dos povos indígenas.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.