Desembargador Marco Villas Boas e desembargadora Ângela Issa Haonat tomam posse na Diretoria Geral da Esmat

Foto: Ednan Cavalcanti

Durante a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), e a desembargadora Ângela Issa Haonat foram reconduzidos ao cargo de Direção Geral e Diretoria Adjunta da Escola para o biênio 2023-2025. A solenidade contou com a presença de autoridades tocantinenses e também do desembargador João de Jesus Abdala de Simões, conselheiro da Escola Superior da Magistratura do Estado do AM.  Neste ano, a Esmat comemora, em abril, 20 anos de sua fundação.

Para o ano de 2023, está previsto o primeiro processo seletivo do doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Em seu discurso de encerramento de gestão, o desembargador João Rigo Guimarães ressaltou a importância da Esmat para a formação de magistrados(as) e servidores(as) e ressaltou os esforços para a construção da sede definitiva da Escola.

“A Esmat tem um papel muito importante na formação de magistrados(as), servidores(as) e profissionais das comunidades. Com a  recondução do desembargador Marco Villas Boas na direção geral, a Esmat permanece em boas mãos. Agora vamos trabalhar para construir um prédio para abrigar a Escola, como também construir a sede da  Corregedoria e mais quatro fóruns no Estado” afirmou.

Em sua fala, a desembargadora Ângela Issa Haonat, que assume a Diretoria Adjunta da Esmat, reforçou a importância da Escola ao longo dos tempos.

“Assumir a Diretoria Adjunta da Esmat ao lado do desembargador Marco Villas Boas é uma grande honra, pois a Escola hoje, além de promover a formação de magistrados(as) e de servidores(as, exerce a função social de aproximar o Poder Judiciário da sociedade”, lembrou.

Para o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, ao longo das últimas décadas, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins tem investido na reestruturação de sua organização e de todo o Poder Judiciário ao levar um precioso apoio às comarcas, com estrutura de trabalho moderna, com rede de dados e voz, estrutura física adequada com novas sedes a partir do cumprimento do planejamento estratégico, iniciado desde 2003 com foco na construção das referidas sedes – interior e o Fórum de Palmas.

“Além de investimento em tecnologia e organização judiciária e principalmente em capacitação de pessoal, levou-nos a alcançar o patamar de um Judiciário moderno, com foco na efetividade da jurisdição, na prestação jurisdicional, que prestigia a dimensão humana acima de todos os outros objetivos, de modo a promover direitos fundamentais e valorizar as pessoas. E, nesse cenário, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) tem papel fundamental. Na minha gestão, ao longo desses anos, temos trabalhado em conjunto com os demais gestores do Judiciário com esse foco. Nesse sentido, nós temos muita fé e esperança, cada vez mais, numa prestação jurisdicional mais rápida e justa”, reforçou.

Biênio 2023-2025

Para o próximo biênio, tomou posse a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe como a nova presidente da Corte Tocantinense. Na ocasião, foram empossados: a desembargadora Ângela Prudente (vice-presidente); a desembargadora Maysa Vendramini (corregedora-geral de justiça); a desembargadora Jacqueline Adorno (vice-corregedora); o desembargador Helvécio Maia Neto (ouvidor judiciário); o desembargador Adolfo Amaro (ouvidor judiciário substituto); o desembargador Marco Villas Boas (diretor geral da Esmat); e a desembargadora Ângela Haonat (diretora adjunta da Esmat).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.