A promoção da qualidade de vida de magistrados e servidores está entre as prioridades do Poder Judiciário do Tocantins, indicada no seu planejamento estratégico. Buscando atender esse critério e motivar magistrados e servidores a cuidarem mais da saúde, a Justiça tocantinense, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), aderiu ao Dia do Desafio. O projeto visa mobilizar magistrados e servidores a interromperem sua rotina no dia 26 de Maio e praticarem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, uma atividade física, que pode ser realizada só ou em grupo, no último caso, seguindo as orientações de prevenção da Covid-19.
O Projeto guarda ligação com o cumprimento do Macrodesafio Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas, do Programa de humanização e valorização de servidores e magistrados da CGJUS. “A atividade física é comprovadamente uma grande aliada da saúde, bem-estar e qualidade de vida, incentivar magistrados e servidores a participarem do Dia do Desafio é também cuidar de forma humanizada dos integrantes do Poder Judiciário do Tocantins”, afirmou a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-Geral da Justiça.
Para participar os interessados deverão se inscrever pelo e-mail
A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral, Rosa Maria Gaziri Rossi, idealizadora do projeto, explica que o Dia do Desafio promoverá uma competição saudável entre comarcas e unidades administrativas do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). “Aquela unidade que mobilizar o maior número de pessoas em atividades físicas ou esportivas, no dia 26 de Maio, vence o desafio. Será com certeza um momento de descontração, contamos com a participação de todos”, convidou a magistrada.
Para deixar a mobilização e a competição ainda mais animada, os participantes poderão compartilhar em suas redes sociais os registros da atividade física utilizando a #diadiadodesafio e #diadodesafiocgjusto.
Dia do Desafio
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. Neste contexto foi sancionada a Lei 13.645, de LEI Nº 13.645, de 4 de abril de 2018, que institui o Dia Nacional do Desafio no Brasil, a ser comemorado na última quarta-feira do mês de maio de cada ano, que diz respeito à prática de atividades físicas e esportivas orientadas, a serem realizadas por, no mínimo, quinze minutos, em empresas privadas, em órgãos da administração pública, direta e indireta, em estabelecimentos escolares, nos lares, nos espaços públicos e em quaisquer outros lugares que permitam o convívio saudável entre as pessoas.
Em 2020, em razão da pandemia, o evento contou com a participação de 12 países do Continente Americano, com ênfase em ações no ambiente on line, formando milhares de interações por meio das redes sociais e consolidando as manifestações físico-esportivas como importante plataforma de diálogo e de ação comunitária junto aos territórios. Nesta edição, o evento seguirá o modelo que incentiva a promoção de ações sustentáveis no ambiente virtual, com destaque pela importância da prática regular e adequada de atividades físicas e esportivas, fundamentalmente, como um hábito de vida determinante para a saúde e para a paz na convivência social. A participação da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins no Dia do Desafio 2021 valoriza a prática de atividades físicas e esportivas de forma regular e orientada por profissionais habilitados para tanto, com o escopo de proporcionar benefícios da vida saudável, inclusive, em cumprimento a agenda 2030, especificamente, a ODS 3: saúde e bem-estar.
Texto: Kézia Reis
Ascom CGJUS