Diretor da Esmat ministra palestra sobre Crimes Contra a Democracia

Na noite da última sexta-feira (15/9) o diretor da Escola Superior da Magistratura Tocatinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas, ministrou a palestra "Crimes Contra a Democracia" no II Congresso Tocantinense de Ciências Criminais. O evento foi realizado no Auditório Cuica, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na ocasião, o diretor frisou a importância de cada cidadão ter noção do valor do seu voto dentro do sufrágio, e a garantia que a constituição dá aos cidadãos de exercerem sua liberdade de expressão. “Atualmente, nem todos os cidadãos estão engajados no processo político eleitoral, seja por apatia, por receio de pressões, ou por não se sentirem livres e seguros para se manifestarem, mas é preciso que eles saibam que a constituição garante a liberdade de manifestação, para que todos possam interagir dentro do sistema democrático”, explicou o presidente.

O Professor Doutor Tarsis Barreto, que faz parte da organização do Congresso, ressaltou que a presença do presidente do TRE-TO foi de grande valor para as discussões travadas no evento. “O desembargador possui um grande currículo tanto no âmbito profissional quanto no âmbito acadêmico, podendo proporcionar aos alunos uma boa reflexão acerca do assunto”, comentou.

Para a aluna do curso de Direito da UFT, Poliana Reis, a palestra foi muito instrutiva, tirando muitas dúvidas sobre crimes eleitorais. “Ano que vem é ano de eleição e precisamos estar atentos às infrações que ferem o processo democrático e cabe a nós que hoje somos alunos aprendermos a identificar esses crimes”, pontuou a discente.

Dia Internacional da Democracia

Durante a palestra o desembargador lembrou e comemorou o Dia Internacional da Democracia (data chancelada pela ONU), celebrado em 15 de setembro. “Vamos celebrar, mas também vamos participar mais”, disse o presidente do TRE-TO.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.