Turma III das Oficinas Literárias reflete sobre gênero, sexualidades e justiça

Nessa última terça-feira (7/10), teve início a terceira turma do projeto Oficinas Literárias – 2025 –, promovido pela Divisão de Projetos e Gestão de Contratos da Diretoria de Gestão de Pessoas (Divpgc/Digep), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

O encontro reuniu participantes em torno do primeiro círculo de leitura com a temática “Gênero e sexualidades”. A obra escolhida para conduzir a discussão foi As Malditas, da escritora argentina Camila Sosa Villada. A narrativa, centrada na vivência de mulheres trans na América Latina, provocou reflexões sensíveis e profundas sobre marginalização, identidade e resistência.

A mediação do encontro ficou a cargo da facilitadora Cristina Silvana da Silva Vasconcelos, psicóloga com experiência em saúde coletiva e pesquisadora em gênero e sexualidades. Ao longo das próximas semanas, a turma participará de mais dois encontros síncronos, dando continuidade à leitura da obra e ao debate coletivo sobre questões estruturais que atravessam o cotidiano social e institucional.

Sarau

O encerramento do projeto está marcado para o dia 22 de outubro, com um Sarau Cultural, das 15h às 17h, na sede da Esmat. A programação contará com apresentação do Grupo de Suça, participação do mestre Patricinho, do Povo Quilombola de Chapada de Natividade, roda de conversa e intervenções artísticas.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.