Pelo fim da violência contra a mulher, Judiciário do Tocantins promove programação alusiva ao Agosto Lilás em Araguaína

Foto: Hodirley Canguçu

Magistrados e magistradas, servidores e servidoras, estudantes e representantes da sociedade civil se reuniram nesta quinta-feira (15/8), em Araguaína, para debater e trocar experiências sobre políticas públicas na busca pelo fortalecimento das ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Demonstrando seu compromisso com a proteção dos direitos das mulheres, no período da manhã, o Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a Ouvidoria da Mulher, e em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher de Araguaína, promoveu o I Fórum Agosto Lilás.

O evento foi realizado no Fórum da Comarca de Araguaína e contou como palestrante a juíza Umbelina Lopes Rodrigues, titular da 2ª Vara Criminal de Porto Nacional, que falou sobre o tema: "Agosto Lilás: conscientização e ação para o fim da violência contra a mulher".

Foto: Hodirley Canguçu

A programação contou ainda com Roda de Conversa – Maria nas Comunidades. A desembargadora Angela Issa Haonat, ouvidora da Mulher do Poder Judiciário, participou como debatedora, juntamente com a juíza Cirlene Maria de Assis Oliveira, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; a magistrada Edssandra Barbosa Lourenço, coordenadora do Programa Mais Mulher Mais Democracia, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO); a secretária da Mulher de Araguaína, Angela Maria Silva; a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Suzana Salazar; a delegada da Mulher, Ana Maria Varjal; a presidente do Coletivo Julho das Pretas, Telma de Sousa Santos Barbosa; e a psicopedagoga mestra Lucrécia Borges Barbosa.

Também prestigiaram o evento a representante da Secretaria Estadual da Mulher, Osmarina Alves de Brito; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Davi Moraes; o defensor público Sandro Ferreira; o diretor do Sistema Integrado de Operações (Siop) e coordenador da Operação Shamar no Tocantins, coronel Alon Amaral; e a presidente do Conselho da Mulher, Rosemary Sobrinho.

Caminhada

No período da tarde, foi realizada a 2ª Caminhada Agosto Lilás, saindo do Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma até a Via Lago. O evento reuniu centenas de pessoas e contou ainda com apresentações de zumba e de artistas regionais, aula de defesa pessoal, Delegacia da Mulher Itinerante, Projeto Justiça Itinerante, com atendimento jurídico, Projeto Banco Vermelho, com oficina de pintura de minibancos, entre outros.

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.