Relações familiares, traumas e suas interferências no trabalho são foco de palestra no terceiro dia da IX Semana da Saúde do Judiciário do Tocantins

Foto: Elias Oliveira (TJTO)

Servidores e servidoras participaram nesta quinta-feira (8/9) da palestra “Saúde Mental e Produtividade: Como Manter o Bem-Estar no Trabalho” realizada pela palestrante Luciana Resende. A iniciativa faz parte da 9ª edição da Semana da Saúde do Judiciário do Tocantins e aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

Também servidora da Casa de Justiça, Luciana Resende é mentora sistêmica, especialista em relações e família. Na ocasião, foi reforçada aos participantes a importância da transformação interna para que haja transformação externa e assim ter melhor desempenho na área profissional. Isso tudo com base na tríade: autoconhecimento; responsabilidade pessoal e mudança interna/externa.

Na oportunidade, a mentora realizou uma dinâmica com o objetivo de que os participantes pudessem elencar padrões repetitivos de origem familiar. Ela alertou que muitas vezes podemos transportar traumas familiares para colegas de trabalho.

Foto: Elias Oliveira (TJTO)

“Como essa repetição afeta o ambiente de trabalho? Pode ser que tenha recebido um registro negativo da minha mãe e projete isso na minha chefa, por exemplo. É claro que pode existir excessos, assédio, mas hoje estamos aqui para falar de nós e não do outro, em como processamos nossos sentimentos e emoções. Então, se eu não corrigir esse registro em mim, eu passo este registro pra outra pessoa, projetando minha dor em outro. Por isso, tudo é a consciência, e depois da consciência, a decisão. A constelação traz aquilo que tá no nosso inconsciente à tona, mas se a gente não souber o que fazer com isso, nada acontece. Com isso, a gente orienta que, assim que a pessoa tomar consciência, busque ajuda psicológica pra saber lidar com as suas emoções”, disse.

Programação

Realizada pelo Centro de Saúde (Cesau), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o evento acontece até esta sexta-feira (9/8) e conta com diversas ações na programação, como os serviços diversos serviços são ofertados por parceiros, como exame de glicemia capilar - que mede os níveis de açúcar no sangue. Durante a programação, estão previstas várias oficinas (Transformando sua rotina de beleza, Como usar óleos essenciais para o bem-estar diário, e Pele radiante: Cosméticos para rosto e corpo) e mini palestras. Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever pelo telefone: (63) 3218-4420 (com Romiza ou Ivone). 

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima