Inscrições abertas para a primeira Oficina Literária de 2024

Estão abertas as inscrições para a primeira turma das Oficinas Literárias de 2024, promovidas pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).

O objetivo das oficinas é oferecer uma oportunidade de reflexão orientada sobre questões contemporâneas que afetam a vida cotidiana, as relações sociais e o ambiente de trabalho, como desigualdades raciais e sociais, opressões de gênero e sexualidades. Por isso, a obra escolhida para esta primeira turma é “O Quarto de Despejo”, escrita por Carolina Maria de Jesus.

As interações ocorrerão em três sessões, nos dias 10, 17 e 24 de abril, das 19h às 20h40, via Plataforma Google Meet, com mediação de Bianca Pereira da Silva, mestra em Serviço Social. Esta primeira oficina oferece trinta vagas e destina-se exclusivamente a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense.

Os(As) interessados(as) podem se inscrever clicando aqui.

Sobre a obra e autora

“O Quarto de Despejo” é um livro escrito por Carolina Maria de Jesus, publicado em 1960. Ele consiste em uma seleção de escritos de seus diários, abrangendo o período de 1955 a 1960. Os diários retratam o cotidiano triste e cruel da vida na favela, narrado pela autora, uma catadora de papel.

Carolina viveu na comunidade do Canindé, em São Paulo, com seus três filhos. A linguagem simples, porém impactante, emociona o leitor pela sua realidade e sensibilidade ao relatar suas experiências e sentimentos ao longo dos anos.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.