Seminário inicia discutindo impacto social positivo da inteligência artificial

Foto: Ednan Cavalcanti

O Seminário sobre os novos rumos da economia global teve início nesta quinta-feira (8/3) com a fala do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Em comentário, ressaltou a importância da parceria com o Instituto Memory na realização de eventos relevantes para a magistratura nacional.

“Este nosso Seminário, que se preocupa com os rumos da economia global, a transformação digital, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico, é uma parceria com o Instituto Memory que tem dado certo e tem sido muito benéfica para o Poder Judiciário do Brasil, para a Magistratura brasileira. Tem rendido bons frutos, com seminários sempre bem pensados e painéis de excelente qualidade”, disse.

Em relação ao modelo de linguagem desenvolvido pela Google, o desembargador abordou as discussões sobre o uso ético da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto no Judiciário.

“A grandiosa iniciativa Gemini tem trazido uma abordagem abrangente à inteligência artificial generativa, permitindo que essa ferramenta seja utilizada como potencial exponencial. Esta inteligência artificial recentemente emergida tem impactado significativamente a vida das pessoas, a economia, o desenvolvimento e todos os setores da nossa sociedade. Evidentemente, há uma preocupação significativa em relação à utilização da inteligência artificial generativa e aos limites éticos, principalmente nas relações entre humanos e máquinas que são de interesse direto para o Direito”, comentou.

Palestra

A palestra de abertura foi proferida por Milton Larsen Burgese, diretor de computação para América Latina, do Google, com o tema “Aplicação de novas tecnologias — IA e Gemini”. Durante sua apresentação, o palestrante abordou tópicos como Google Cloud, transformação digital, desenvolvimento socioeconômico, inteligência artificial responsável e impacto social positivo da IA.

Milton destacou o papel fundamental da justiça no desenvolvimento da sociedade, contribuindo para diversos setores do País. “Penso que muitas vezes as pessoas não entendem ou não percebem que sem justiça nós basicamente não temos nada no País. Não temos educação nem segurança pública. A justiça permeia o desenvolvimento de qualquer nação, e acredito que um grande objetivo que temos [o Google] é trabalhar em parceria para poder melhorar esse cenário e conseguir impactar cada vez mais”, falou.

Em relação ao aumento da digitalização global, Milton explicou que anteriormente se analisava o que ocorria no Google a cada hora ou minuto, mas agora se observa o que acontece a cada 60 segundos. Ele destacou que, em um minuto, ocorrem 3 milhões de buscas no Google.

“Acho que a gente está realmente sendo testemunha de um movimento e de um momento muito importante na história da humanidade, com bastante poder, e isso precisa ser controlado”, frisou.

A palestra está disponível no canal do Youtube do Copedem. Confira.

O Evento termina no sábado (9/3) e as atividades de hoje (8/3) podem ser acompanhadas clicando aqui. Para acessar a Programação completa, clique aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.