Saúde mental no trabalho é tema de seminário promovido pelo TRT10 em parceria com o TJTO

Foto: Rondinelli Ribeiro (TJTO)

“Hoje, nós vivemos um mundo totalmente digital, em que as pessoas têm muita pressa. Um esgotamento preocupante, que vem se agravando cada vez mais. Atualmente, o maior índice de licenças médicas entre os trabalhadores do Judiciário refere-se à saúde mental. E nós trabalhamos para as pessoas. Por isso, temos que nos cuidar para cuidar das pessoas”.

A declaração é da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, em pronunciamento durante a abertura do III Seminário Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho. O evento é uma realização da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10° Região (EJUD-TRT10) e acontece, nesta quinta e sexta-feira, dias 29/2 e 1º/3, de forma virtual pelo canal da Escola no YouTube e presencial no auditório Doutor Feliciano Machado Braga, no Palácio da Justiça Rio Tocantins, em Palmas.

Com a participação de profissionais da saúde, juristas, professores e estudantes de Direito, a terceira edição do seminário traz como tema a “Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: Perspectivas Multidisciplinares”, e conta com a parceria do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Em sua fala, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe ainda ressaltou a atenção do TJTO nos cuidados com a saúde de seus integrantes, como as ações do Centro de Saúde (CESAU) e do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi), que além dos atendimentos também realiza intervenções educativas de prevenção nas Comarcas do Estado.

“No Judiciário, nosso bem mais valioso é o quadro de magistrados, servidores e colaboradores. E nós precisamos ter qualidade de vida para atuar por uma justiça que é cada vez mais cobrada por agilidade na prestação de serviços à sociedade”, destacou a presidente do TJTO.

Parceria

Também prestigiou a solenidade, o juiz e segundo diretor adjunto do conselho de cursos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, José Ribamar Mendes Júnior, representando o diretor-geral da instituição, desembargador Marco Villas Boas. O magistrado ressaltou que a Esmat está sempre disposta a apoiar iniciativas que multipliquem o conhecimento, sobretudo relativas à qualidade de vida e o bem-estar da sociedade. “Nos sentimos honrados em estar ao lado da Escola Judicial do TRT da 10ª Região neste importante evento, contribuindo com as nossas estruturas e tecnologias”, comentou.

Já o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador Alexandre Nery de Oliveira, celebrou a relação construída entre o TRT10 e o TJTO. “Nós verdadeiramente somos tribunais irmãos. Ao longo dos anos foram inúmeras visitas e em todas elas houve um grande acolhimento por parte de toda a corte de magistrados e também dos servidores. Me honra muito, já no término de minha gestão à frente do TRT10, encerrar com uma visita a Palmas e ao Tocantins, neste seminário com uma temática tão necessária à discussão”, completou.

Conferência

“Trabalho e Saúde Mental como Prioridade” foi o título da mesa de abertura do evento, coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Roniclay Alves de Morais, que contou com a participação do psiquiatra e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Leonardo Baldaçara, e da juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, Mirela D’arc de Melo.

E no fim do primeiro dia de programação, o juiz auxiliar da presidência do TJTO, representando a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, recebeu das mãos do vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador José Ribamar Oliveira Lima Júnior, um certificado de participação e uma lembrança oferecida pela Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional Tocantins.

Presenças

Na mesa de honra da solenidade também estiveram: o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador Alexandre Nery de Oliveira; o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargador João Luis Rocha Sampaio; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região, juiz Rossifran Trindade de Souza; o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Sérgio Skeff Cunha, representando o presidente da instituição, Gedeon Pitaluga; e o integrante da diretoria da Associação Tocantinense dos Advogados Trabalhistas e da diretoria da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Leonardo Meneses Maciel, representando o presidente ATAT, Murilo Braz Vieira.

O III Seminário Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho também conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) e Associação Tocantinense de Advogados Trabalhistas (ATAT).

Clique aqui e confira a programação completa e assista neste link a abertura oficial do evento.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.