Evento abre diálogo sobre possibilidades e uso de IA Generativa no Setor Público

Foto: Hodirley Canguçu

Um marco na integração entre o desenvolvimento tecnológico e o setor público foi alcançado na tarde desta quarta-feira (16/8), com a realização do "Gartner Meeting on Tocantins Brazil AI Genrative & CyberSecurity for Public Sector 2023", um Evento articulado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e que reuniu servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e colaboradores(as) do Poder Judiciário.

Realizado no auditório do TJTO, o Encontro buscou aprofundar o entendimento de como a tecnologia pode ser empregada em benefício do(a) cidadão(ã), aprofundando-se em Generative AI (IA Generativa) e Cibersegurança.

Segurança Cibernética e o complexo desafio de inovar nos serviços prestados ao(ã) Cidadão(ã)

A primeira palestra, ministrada por Vitor Mori, Especialista em Relacionamentos Gartner, trouxe à tona a importância da cibersegurança no contexto do setor público. Com ênfase, Mori destacou o dinamismo das ameaças virtuais, que se renovam de forma constante ao adotarem novas abordagens. 

O Poder da IA Generativa

Com o palco ocupado por Ricardo Machado, sócio executivo do Gartner, a segunda palestra enfatizou o poder das IAs Generativas, com foco nas suas possibilidades transformadoras, e seu uso no setor público.

Foto: Hodirley Canguçu

Machado esclareceu alguns aspectos das dimensões que regem uma inteligência artificial – como os ChatBots e o Chat GPT. Durante a palestra, o Executivo também comentou sobre a preservação de dados e sua relação com as IAs Generativas, além de frisar a capacidade dessas IAs em serem treinadas para tomadas de decisões. Nas palavras de Machado,

"(...) a partir de conteúdos e objetos e interação, a Inteligência Artificial Generativa gera novos artefatos, novas criações. E onde isso pode ser aplicado? Em uma variedade de contextos, de diversas maneiras. A chave reside na forma como é utilizado", explicou.

Em relação ao uso global da inteligência artificial, o palestrante reforçou que esse é um movimento imparável e universal. "Isso é um movimento mundial, não tem como parar; o que precisa ser feito é aprendermos a lidar melhor com esse movimento", disse.

Transformação Digital e Novas Oportunidades no Governo

Encerrando o Evento, os palestrantes se reuniram para debater sobre a “Transformação Digital e Novas Oportunidades no Governo”. Gilberto Barata, diretor regional do Gartner Brasil, moderador do painel, fez apontamentos sobre as complexidades das transformações tecnológicas em andamento e provocou uma reflexão sobre a forma como cada um de nós se insere nesse novo panorama que está em constante evolução.

Presenças

O Encontro contou com a presença da vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente; Alírio Félix, presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), na ocasião representando o governador do Estado; o juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais; a diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto; a diretora de Tecnologia da Informação (Detinf), Alice Setubal; o presidente do Detran, William Gonzaga; e os diretores Gizelson Monteiro (Financeiro); Ronilson Pereira (Administrativo); Sidney (Controle Interno); e o coordenador da Coges, Ornato Benigno Brito. 

Foto: Hodirley Canguçu

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.