Nos dias 5 e 6 de junho, será realizado o Workshop de Mapeamento de Competências e Dimensionamento da Força de Trabalho – Turma IV –, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). O Evento está ocorrendo no Laboratório de Informática da Esmat, em Palmas, e conta com a participação de servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário.
Com uma carga horária de certificação de 14 horas, o Workshop tem como objetivo principal identificar e mapear as competências específicas de cada unidade administrativa e judicial do Poder Judiciário Tocantinense, no primeiro e no segundo graus. Essa iniciativa visa impulsionar o Projeto Gestão de Pessoas por Competências, buscando alinhar as habilidades dos(as) profissionais às demandas da instituição.
A facilitadora de aprendizagem é Aline Beckmann, especialista na área e responsável por conduzir as atividades do Workshop. A realização desse Evento se justifica pela Resolução nº 192 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos(as) servidores(as) do Poder Judiciário, destacando a importância do desenvolvimento de competências para os(as) profissionais da área Jurídica.
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins adotou o Projeto Gestão por Competências em 2015, implementando etapas, como a definição dos papéis de trabalho e as avaliações de competências. Agora, com a realização do Workshop de Mapeamento de Competências e Dimensionamento da Força de Trabalho, busca-se equalizar a força de trabalho da instituição, garantindo que cada unidade organizacional possua o número adequado de servidores(as) com as competências necessárias.