CNJ realiza Seminário de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias – Painel sobre “Pesquisas empíricas na gestão e estrutura judiciária"

Ocorre, nesta quinta-feira (7/4), o Seminário de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias. O Evento tem como objetivo a discussão de pesquisas voltadas ao Poder Judiciário e a troca de experiências entre servidores(as) públicos(as), pesquisadores(as), estudantes e interessados(as) em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.

A Pesquisa Empírica Aplicada a Políticas Judiciárias possui relevância quando aplicada por magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário, tornando o conhecimento acadêmico e científico aplicado diretamente pelos que lidam diariamente com a prestação jurisdicional.

Os Seminários são realizados pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias, desde maio de 2021, sempre com novos assuntos, e ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras.

Nesta edição do Seminário de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias, será possível apresentar como essas pesquisas são aplicadas na própria estruturação e organização do Poder Judiciário, com fins de: a) possibilitar o acesso à Justiça a mais jurisdicionados(as); b) aprimorar os trabalhos por meio da especialização; ou c) ser vetor de contribuição para o desenvolvimento econômico e social de onde são instaladas as varas.

O tema desta semana será Pesquisas Empíricas na Gestão e Estrutura Judiciária, com apresentação das Pesquisas: “Reestruturação das Comarcas do Poder Judiciário do Estado do Ceará: estudo sobre a especialização das competências nas Comarcas, com 2, 3, 4 e 5 unidades”, e “Acesso à Justiça: mapeamento físico,  institucional  e socioeconômico das varas e litígios trabalhistas em Minas Gerais”.

Assim, ao longo dos Seminários, pretende-se promover um espaço de debates e reflexões acerca das Pesquisas Voltadas a Políticas Judiciárias. O Evento ocorrerá virtualmente, às 17h, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

 

Para se inscrever, clique aqui.

Clique aqui e confira a programação.

Para mais informações, clique aqui.

 

Comunicação Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.