Roda de Conversa: Mente Sã, Corpo São debate busca pela saúde mental, física e espiritual

Em seguimento aos encontros virtuais de aconselhamento e orientações sobre a saúde mental evitando o adoecimento, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em parceria com o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) promoveram, nesta terça-feira (15), a  Roda de Conversa: Mente Sã, Corpo São. O Evento foi transmitido por meio da página da Esmat na Plataforma Youtube.

Contando como palestrante o professor doutor Rodolfo Petrelli com mediação do psiquiatra Wordney Carvalho Camarço, na roda de conversa foram apresentados tópicos acerca das três dimensões da saúde mental: corpo, mente e espírito, a importância da presença e suas categorias (consciência, intencionalidade e responsabilidade), como também o autoconhecimento como fator resultante da mudança. Para o professor doutor, o EU nas batalhas da vida precisa sempre estar visível, evitando o adoecimento mental, que ocasiona o enfraquecimento espiritual resultando em reflexos orgânicos no corpo. “Você é responsável pela sua vida? Você está construindo sua história de vida ou vive uma história que lhe foi imposta? Cada um de nós é autor da sua história de vida. A história de vida exige batalha. Sangrando, mas cantando vitória. Reconstruindo o que foi destruído”, frisou.

Direcionada a magistrados e demais servidores, a Roda de Conversa: “Mente Sã, Corpo São. Cuidando de quem cuida” buscou trazer um momento de diálogo sobre a prevenção dos adoecimentos psíquicos de servidores(as) que atuam no Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) e no Centro de Saúde do Poder Judiciário do Estado do Tocantins.

Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima