Estão abertas, a partir dessa terça-feira (3/2), as inscrições para a quinta turma da Formação de Formadores, capacitação realizada pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O curso disponibiliza trinta vagas para magistrados(as) e dez para servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense (PJTO), sendo que as vagas remanescentes poderão ser preenchidas, por ordem de envio, pelos(as) interessados(as) que encaminharem a solicitação à coordenação responsável, pelo e-mail
Inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Dividido em seis módulos, a capacitação será realizada de forma híbrida no período de 23 de fevereiro a 24 de junho e contará com dez professores, entre eles, o diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador, professor doutor Marco Villas Boas. Além dele, o corpo docente é composto pelos doutores Rodrigo Rodrigues Dias, Erisevelton Silva Lima, Vladimir Santos Vitovsky e César Aparecido Nunes, e pelos especialistas Ritze Pereira Ferraz da Costa, Amanda Emilene Arruda, Taynã Nunes Quixabeira, Rita de Cássia Bella Bartok Marques Arantes e Fábio Penezi Póvoa.
Conforme o Edital n° 001, de 2026, o objetivo da formação é “desenvolver competências pedagógicas, técnicas e de gestão aos(às) alunos(as), de modo a qualificá-los(as) para planejar, conduzir e avaliar ações educativas voltadas à formação e ao aperfeiçoamento de magistrados(as) e de servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense, em consonância com as diretrizes da Enfam”.
Complementarmente, o Edital de retificação n° 010, de 2026, atualiza o cronograma e a carga horária do curso para 128 horas-aula. Dúvidas podem ser sanadas com o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam), pelo telefone (63) 3142-2525 ou pelo e-mail citado acima.