
Teve início, nesta terça-feira (19/8), a Turma I do curso Comunicação Escrita e Estratégica, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). A atividade integra as ações estratégicas de desenvolvimento institucional com base nos resultados da Avaliação de Competências realizada no biênio 2022/2024, sob supervisão do Comitê de Gestão de Pessoas por Competências, presidido pela desembargadora Ângela Prudente.
Voltado a servidores(as) e estagiários(as) com lacunas identificadas na competência “Comunicação Escrita”, o curso é ofertado na modalidade à distância, com aulas síncronas via Google Meet e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ao todo, serão 20 horas de formação, distribuídas em quatro módulos: fundamentos da linguagem; comunicação institucional; coesão e coerência textual; e prática de produção textual.
As aulas são conduzidas pela facilitadora Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto, que compartilha a docência com Glacielle Borges Torquato. Para Deborah Rocha, assessora técnico-administrativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep/TJTO), a capacitação representa uma oportunidade de crescimento profissional.
“O primeiro dia do curso está ótimo, o conteúdo vai agregar bastante no meu trabalho como assessora, haja vista que sempre há a possibilidade de melhoria. A professora tem uma didática muito boa e clara. O curso permite a reflexão sobre a nossa linguagem e nos leva à análise das estratégias por trás da nossa comunicação”, comentou.
O curso objetiva desenvolver competências linguísticas e discursivas dos(as) servidores(as) e estagiários(as), promovendo o uso adequado da comunicação escrita nos diferentes contextos institucionais do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).