
Até o dia 15 de novembro, servidores(as), magistrados(as), residentes jurídicos(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense podem acessar as aulas dos cursos autoinstrucionais sobre o sistema Eproc de 1º e 2º graus. Com carga horária de 20 horas, os conteúdos são disponibilizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
O objetivo da capacitação é orientar os(as) participantes quanto à utilização do sistema e movimentação processual adequada, aproveitando as ferramentas disponibilizadas. As atividades da turma de 1º grau têm foco na tramitação inicial e em atos ordinatórios, enquanto a turma de 2º grau concentra-se na análise recursal, distribuição de processos aos(às) relatores(as) e julgamento colegiado.
Depoimentos
Anísia Pimenta, servidora de secretaria lotada na Vara Cível de Ponte Alta do Tocantins, destacou a relevância da capacitação como oportunidade para aprimorar conhecimentos e aprofundar o uso dos recursos oferecidos pelo sistema.
“Participar do curso Eproc 2025 – 1° Grau – foi uma excelente oportunidade de aprimorar conhecimentos e explorar melhor as ferramentas que o sistema oferece. Muitas vezes, no dia a dia, utilizamos apenas o básico, e o curso veio exatamente para mostrar, de forma prática e didática, como otimizar o uso do Eproc e tornar o trabalho mais ágil, seguro e eficiente. Além disso, as orientações foram claras e muito relevantes, reforçando a importância de estarmos atualizados(as) diante das constantes inovações no Judiciário. Sem dúvida, a capacitação contribuiu para melhorar minha rotina profissional e recomendo a todos(as) que atuam na área”, pontuou.
Para Adriana de Sá, estagiária da 2ª Vara Cível, a abordagem prática adotada no treinamento favoreceu o aprendizado. “Fiquei muito satisfeita em participar do curso Eproc 2025 – 1º Grau. O conteúdo foi claro, relevante e com uma abordagem prática que facilitou bastante o meu aprendizado. Sem dúvida, contribuiu significativamente para minha formação e ampliou minha percepção sobre a importância da tecnologia no Judiciário. Parabenizo a Esmat pela iniciativa e agradeço pela oportunidade!”.
A didática e o conhecimento das facilitadoras também foram elogiados por Sarah Caroline, assistente judiciária da Vara Cível, dos Feitos da Fazenda e Registros Públicos de Araguatins, que comentou sobre a importância do curso.
“A participação nesse curso é de fundamental importância, devido ao Eproc 2025 – 1º Grau –, estar sempre trazendo melhorias e novas funções para aperfeiçoar o sistema. Aulas online bem explicadas, e as servidoras entendem do assunto na prática”, disse.
O caráter abrangente da capacitação foi reconhecido como um diferencial por Francilmara Aguiar, servidora do Juizado Especial Cível e Criminal de Gurupi, que ressaltou o suporte oferecido para diversas áreas judiciais.
“Gostei muito do curso, pois trata de conteúdos necessários ao dia a dia de nosso trabalho, como foi exposto de maneira clara e objetiva com exemplos práticos, avancei no aprendizado de coisas que ainda não sabia, como cisão e desmembramento, permissão e negações de processo, traslado de documentos, domicílio judicial eletrônico”, comentou.
Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro. Para se inscrever na turma de 1º Grau, clique aqui, e para a turma de 2º Grau, clique aqui.
Para mais informações, confira os editais da turma de 1º grau e de 2º grau ou contate o Núcleo de Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores (Nucas) pelos telefones (63) 3142-2467 / 99237-9467 ou pelo e-mail:
Retificação – Edital nº 94, de 2025
Retificação – Edital nº 95, de 2025