
Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o “EaD Pro – Curso de Formação para Tutores(as)” terá nova edição entre 11 de agosto e 10 de outubro. A capacitação é promovida pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e busca instrumentalizar os(as) alunos(as) para atuarem como tutores(as) na Educação Corporativa Online, em cursos realizados na modalidade de ensino à distância, pela Plataforma Moodle.
Até o momento, oito turmas já foram realizadas com resultados expressivos na qualificação pedagógica de magistrados(as) e de servidores(as) envolvidos(as) nas atividades formativas da Esmat.
O curso é coordenado pelo juiz doutor Wellington Magalhães e oferecerá 120 vagas distribuídas da seguinte forma: 60 para magistrados(as) do Poder Judiciário Tocantinense, 30 para servidores(as) do Judiciário; 5 para servidores(as) de instituições parceiras, 20 para magistrados(as) e servidores(as) de outros tribunais de justiça e 5 destinadas à comunidade em geral.
Com carga horária total de 90 horas-aula e atividades realizadas integralmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle e Google Meet), a formação está estruturada em dois módulos. O primeiro aborda o planejamento e a estruturação de salas virtuais, com foco no uso pedagógico dos recursos digitais. O segundo módulo se dedica aos fundamentos teóricos e metodológicos da Educação à Distância (EaD), aprofundando conceitos, estratégias e competências essenciais à prática tutorial.
Os(As) participantes terão acesso a webaulas, fóruns, materiais de apoio e atividades práticas. A proposta inclui o desenvolvimento de competências pedagógicas, técnicas e comunicacionais, aplicando metodologias ativas que promovem engajamento, autonomia e aprendizagem significativa.
Entre os(as) facilitadores(as) do curso estão profissionais com experiência em educação corporativa e EaD: Lily Sany Silva Leite (mestra em Modelagem Computacional de Sistemas e doutoranda em Governança e Transformação Digital), Jadir Alves de Oliveira (mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos), Bruno Odate Tavares (mestre em Modelagem Computacional de Sistemas) e Amanda Emilene Arruda (especialista em Gestão e Orientação Educacional).
As inscrições podem ser feitas até 6 de agosto clicando aqui.
Vagas não preenchidas poderão ser destinadas a interessados(as) que encaminharem solicitação para o e-mail
Para mais informações, consulte o edital ou contate o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam) pelo telefone (63) 3142-2525.