
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nesta quinta-feira (10/4), o primeiro encontro do curso Planejamento das Contratações Públicas apoiadas na Inteligência Artificial, em conformidade com a Nova Lei de Licitações. A capacitação, com carga horária de 16 horas, é voltada a servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense que atuam diretamente nas áreas de licitação, gestão e fiscalização de contratos.
O primeiro dia de atividades foi conduzido pelos professores Eduardo André Carvalho Schiefler e Gustavo Henrique Carvalho Schiefler. O curso visa capacitar os(as) servidores(as) envolvidos(as) nas áreas de Licitações e Contratações Públicas no uso das mais avançadas ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) para otimizar as atividades do processo licitatório, desde o planejamento das contratações até a gestão e a fiscalização de contratos.
Alinhando teoria e prática, a primeira oficina da capacitação tratou da implementação de metodologias aplicáveis ao contexto organizacional, com o tema “Documento de Formalização da Demanda (DFD) com IA”.
Os participantes foram introduzidos à contextualização do DFD e à sua função segundo a Lei nº 14.133, de 2021. Em seguida, houve a apresentação da ferramenta a ser utilizada durante a oficina prática, orientações para a elaboração de prompts eficazes, discussão dos resultados obtidos e a identificação das oportunidades pelos grupos.