
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) deu início, nessa quinta-feira (20/3), ao curso "Aspectos Sócio-Históricos, Legais da Adoção e suas Especificidades – 2025 –", voltado para servidores(as) e profissionais credenciados(as) do Grupo de Gestão das Equipes Multidisciplinares (GGEM).
A formação tem como objetivo capacitar os(as) servidores(as) e profissionais credenciados(as) das equipes técnicas do GGEM, com formação nas áreas de atuação em Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, com vista à compreensão, à orientação, ao manejo e às práticas relacionadas à adoção e às fases desse processo, de modo a refletir sobre os efeitos sociais, políticos e psicológicos decorrentes do ato de adotar ou de ser adotado.
Com 50 horas-aula, o curso, ministrado pelas facilitadoras Milena Blumetti da Silva, Christiane de Holanda Camilo, Denise do Carmo Ferreira, seguirá, até o dia 1º de maio, de forma virtual por meio do Google Meet e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmat.
A primeira webaula abordou as orientações gerais e a ambientação no curso, com explanações sobre o papel do GGEM na garantia de direitos sociais e a atuação das equipes técnicas no acompanhamento de casos de adoção.
A tutora Sabrina D. Lizandro Timotheo de Sousa Freitas acompanhará os(as) alunos(as) durante a formação, oferecendo suporte pedagógico e auxiliando nas atividades propostas.