Oficinas Literárias encerram com reflexões sobre Futuro Ancestral e Ideias de Krenak

A terceira turma das Oficinas Literárias deste ano encerrou seus círculos de leitura e reflexão nessa terça-feira (24/9), discutindo temas abordados nas obras Futuro Ancestral e Ideias para adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak. Os debates giraram em torno de sustentabilidade e a importância dos povos originários para a preservação do meio ambiente.

As discussões dos encontros foram mediadas por Eugislane Moreira Lima, doutora em Ciências do Ambiente, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e indígena do povo Karajá – Xambioá.

Para a servidora Marcela Santa Cruz Melo, Eugislane conduziu os debates de forma a promover um diálogo enriquecedor sobre os temas abordados nos livros. “Eugislane ocupou o lugar de fala de forma a nos conectar com o real sentido de cidadania, de pertencimento ao mundo de maneira crítica e consciente”, comentou.

Em comentário, o servidor Jonnilton Gomes também destacou sua experiência positiva na oficina. “Como nas edições anteriores, tudo foi perfeito! A dinâmica, o material escolhido e o acolhimento mantiveram o mesmo nível de excelência. Parabéns a toda equipe envolvida!”, compartilhou.

A iniciativa das oficinas, promovida pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), visam estimular a reflexão sobre temas contemporâneos que impactam a vida social e profissional, como desigualdades raciais, opressões de gênero e questões ambientais. Essa terceira turma contou com a participação de servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e colaboradores(as) do Poder Judiciário Tocantinense.

Mas, afinal, quem é Ailton Krenak e por que ler seus livros? Krenak, ambientalista, filósofo, poeta e escritor, fez história em abril deste ano ao se tornar o primeiro indígena, em mais de cento e vinte anos, a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele traz, em suas obras, reflexões profundas sobre a relação do ser humano com a natureza e a urgência de repensarmos nossos hábitos e práticas cotidianas.

Próxima turma das Oficinas Literárias

As inscrições para a quarta e última turma das Oficinas Literárias de 2024 estarão disponíveis a partir do dia 15 de outubro, no portal Esmat. As obras escolhidas para essa edição serão Hibisco Roxo e Para Educar Crianças Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.