Servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário Tocantinense da Comarca de Gurupi participaram, nesta terça-feira (17/9), de uma capacitação sobre como agir em situações que exijam socorro imediato até a chegada dos serviços de saúde.
A atividade faz parte do curso Suporte Básico de Vida (SBV), que já está em sua terceira turma este ano, e foi conduzida pela cardiologista Elaine Cristina Ferreira, coordenadora do Espaço Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e membro do corpo clínico da Cardiocenter Palmas, e pelo enfermeiro Bruno Ribeiro Rocha, pós-graduado em Urgência e Emergência.
Sobre o SBV
O Suporte Básico de Vida (SBV) envolve um conjunto de procedimentos de emergência aplicados como primeiros socorros em situações de risco de vida, como mal súbito, Parada Cardiorrespiratória (PCR) e obstrução das vias aéreas. A prática do SBV, que evoluiu ao longo dos anos, segue uma sequência de etapas pré-determinadas, que podem ser executadas no local do incidente, fornecendo o primeiro atendimento essencial a vítimas que estejam em risco.