Justiça 4.0 lança curso voltado para o uso de IA na identificação de precedentes

Foto: Divulgação/CNJ

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do curso Precedentes Qualificados e Inteligência Artificial (IA). Com 7 horas de duração e formato autoinstrucional, a capacitação apresenta ferramenta desenvolvida no âmbito do Programa Justiça 4.0 capaz de identificar similaridades entre demandas e precedentes qualificados dentro de um processo jurídico. Com o uso de IA, a solução analisa peças processuais e indica, a partir de uma petição inicial, quais precedentes se aplicam a ela.

Ao longo da capacitação, as pessoas interessadas terão a oportunidade de desenvolver metodologias, estudos e soluções em IA a partir de uma visão geral da ferramenta, do conhecimento de sua estrutura e do processo que levou à sua criação.

Dividida em seis módulos, a formação está voltada exclusivamente para servidores técnicos do Poder Judiciário que atuam na área de Tecnologia da Informação e no desenvolvimento de aplicações para a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).

Para se pré-inscrever, as pessoas interessadas devem preencher o formulário de pré-inscrição. O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD) analisará a pré-inscrição e se a pessoa interessada atender ao requisito do curso de vínculo junto ao Poder Judiciário, receberá um e-mail com orientações sobre como acessar a capacitação.

Disponível no ambiente virtual do CEAJUD, o curso inclui videoaulas legendadas, materiais de apoio e atividades de avaliação.

Sobre o projeto

O projeto de Precedentes Qualificados e IA foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e apresenta solução tecnológica que busca reduzir a insegurança jurídica relacionada a divergências de decisões, bem como modernizar e simplificar a prestação de serviços com foco na celeridade e eficiência da Justiça.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.