Quarta turma do curso Formação de Formadores é concluída com sucesso

Foto: Ednan Cavalcanti

As atividades da quarta turma do curso "Formação de Formadores" foram concluídas nessa quarta-feira (20/9) com sucesso. Iniciada em fevereiro deste ano, a capacitação certificará não apenas magistrados(as) do Tocantins, mas também profissionais de outros estados, além de servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense.

O foco do último bloco de atividades foi centrado na Formação de Formadores em Justiça Restaurativa, e a professora Taynã Nunes Quixabeira desempenhou um papel fundamental ao orientar os(as) alunos(as) por meio das temáticas do Módulo IV. Taynã comentou sobre sua perspectiva em relação ao desenvolvimento da capacitação: "Sou servidora do Tribunal de Justiça e atuo como instrutora e facilitadora de círculos de construção de paz. Hoje, tenho a honra de ser professora no curso de Formação de Formadores em Justiça Restaurativa. Este curso ofereceu a oportunidade para todos(as) os(as) alunos(as) aprofundarem seus conhecimentos na metodologia dos círculos de construção de paz", explicou.

Foto: Ednan Cavalcanti

Depoimentos

O curso teve como objetivo o desenvolvimento contínuo de competências específicas para a docência e à atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura. Em depoimento, o aluno Alessandro Carvalho Coutinho, de São Paulo, compartilhou sua experiência e expectativas após a finalização da capacitação.

"Trabalho na Universidade de São Paulo (USP) na área de Sistemas de Informação e também na Petrobrás, na área de Segurança da Informação e Inteligência Artificial. Minha experiência no FOFO foi enriquecedora, especialmente por não ter formação em Direito. Aprendi sobre o funcionamento do sistema judiciário, o aspecto humano e o relacionamento com juízes(as) e desembargadores(as), além da metodologia e do processo. Isso causou uma transformação em mim, permitindo que eu aplique as metodologias em várias áreas da minha vida, incluindo minha família, meu trabalho e nas palestras que ministro. Estou ansioso para aplicar esse conhecimento na prática e aberto para as oportunidades que a vida reserva agora que estou concluindo esse processo", expressou.

Foto: Ednan Cavalcanti

A juíza Gisele Veronezi, que atua na execução penal em Araguaína, também partilhou sua visão sobre o curso. "Este curso é um dos mais importantes da Esmat, pois oferece novas perspectivas sobre a resolução de conflitos, sendo uma alternativa dinâmica, viável e replicável. Sinto-me honrada por fazer parte desta equipe e de ter participado desta capacitação. Pretendo usar os ensinamentos do FOFO para, com certeza, impactar minha realidade e divulgar esse conhecimento por onde eu passar", afirmou.

O coordenador do curso, Juiz Wellington Magalhães, destacou a importância da conclusão desta quarta turma. "A conclusão dessa quarta edição do Curso Formação de Formadores fortalece o nosso compromisso de formar magistrados e servidores atuantes e dedicados a bem servir o cidadão, através de uma prestação jurisdicional de qualidade, célere e eficiente. Estamos orgulhosos do progresso alcançado por nossos alunos e confiantes de que eles se tornarão agentes de mudança em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para um sistema judiciário mais justo e acessível", disse.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.