Esmat realiza Curso eSocial

Servidores(as) e magistrados(as) do Judiciário Tocantinense e servidores(as) de órgãos parceiros participam em Palmas do Curso eSocial: uma Visão Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, e sua Simplificação — implantação à prática. As aulas, realizadas na modalidade presencial ocorrem no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), obedecendo a todas as normativas de segurança e distanciamento.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho (MTE), instituído pelo o Decreto nº 8.373, de 2014, por meio do qual os empregadores (neste caso, o Tribunal de Justiça) passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada e sistematizada, as informações relativas aos trabalhadores (incluindo terceirizados, estagiário etc.), como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Para o professor palestrante Rômulo Borges Araújo, o curso visa capacitar operadores do sistema nos diversos setores financeiros e de gestão de pessoas. “A ideia do curso é trazer para o Tribunal de Justiça todas as obrigações que o eSocial nos exige, com as atividades que começaram  no último trimestre de 2021, com previsão de implementar até abril. A ideia do curso é isso, mostrar se todas essas informações se o Tribunal de Justiça já tem e se está em formato de enviar para a base do eSocial”, afirmou.

O diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Tocantins, Antônio José Ferreira de Rezende, reforçou a importância do curso e do seu referencial teórico e prático na tomada de decisões das várias unidades ligadas ao eSocial. “Estamos aprendendo e difundindo esse conhecimento não só na Diretoria de Gestão de Pessoas, como também nas Diretorias Financeira, Administrativa, de Tecnologia e Informação e demais parceiros da Esmat”.

O Diretor ressaltou que “a partir de 2023 começam a valer as penalidades para os gestores que não enviarem as informações corretamente. É por isso que a capacitação envolve várias unidades, todas ligadas ao eSocial”, comentou.

Os encontros presenciais seguem até o dia 18 de março de 2022, das 13h às 17h10, no auditório da Escola.

 

Comunicação Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.