POBREZA X INCLUSÃO SOCIAL: DILEMAS E DESAFIOS POLÍTICO, SOCIAL E AMBIENTAL
PDF

Como Citar

Chaves, M. do P. S. R. (2018). POBREZA X INCLUSÃO SOCIAL: DILEMAS E DESAFIOS POLÍTICO, SOCIAL E AMBIENTAL. REVISTA ESMAT, 10(15), 105–130. https://doi.org/10.34060/reesmat.v10i15.235

Resumo

Este artigo trata sobre as condições de empobrecimento e exclusão social, na qual se encontram vastos segmentos sociais em todos os quadrantes do Planeta. O principal objetivo é identificar os dilemas e desafios políticos, sociais e ambientais vigentes e discutir as estratégias e mecanismos adotados para promoção da inclusão social, via cidadania e desenvolvimento com sustentabilidade. A pobreza e a exclusão social são tratadas de forma estrutural e integrada, numa crítica à lógica assistencial e voltada para uma lógica de integração social e de universalização de direitos e oportunidades, numa crítica às intervenções que visam apenas atenuar ou minimizar os efeitos sociais da pobreza.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v10i15.235
PDF

Referências

ALMEIDA, F. L. A inclusão social e o reconhecimento da universalidade dos direitos humanos: da tolerância às ações afirmativas. In: LIVIANU, R., Cood. Justiça, cidadania e democracia [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2009. p. 132-147.

ARAÚJO, Ulisses F. [et al.]. Programa Ética e Cidadania : construindo valores na escola e na sociedade : inclusão e exclusão social / organização FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP), Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 4v.

LIRA, T. de Melo & CHAVES, Ma. do P. Socorro Rodrigues. Comunidades ribeirinhas na Amazônia: organização sociocultural e política. Interações, Campo Grande, MS, v. 17, n. 1, p. 66-76, jan./mar. 2016.

NOBRE, Edna Luiza. Direitos Humanos e a Inclusão Social: o Resgate da Cidadania através da Assistência Social – Acertos e Desacertos. Rev. Fac. Dir. Sul de Minas, Pouso Alegre, v. 27, n. 1: 21-58, jan./jun. 2011.

ONU Brasil. A ONU no Brasil 2012-1016, 2017.

ONU Mulher. Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça, 2017.

ONU. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Água para um Mundo Sustentável, 2015.

ONU Brasil. Documentos Temáticos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 • 2 • 3 • 5 • 9 • 14. Brasília, 2017

ONU Direitos Humanos. Guia prático para a sociedade civil. O Campo de ação da Sociedade Civil e o Sistema dos Direitos Humanos das Nações Unidas, 2014.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Word Economic Forum. The Global Gender Gap Report, 2016.

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.