NOTAS SOBRE O PÓS-POSITIVISMO E A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI DA FICHA LIMPA
PDF
PDF

Como Citar

Medina, B. da F. (2015). NOTAS SOBRE O PÓS-POSITIVISMO E A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI DA FICHA LIMPA. REVISTA ESMAT, 6(7), 217–244. https://doi.org/10.34060/reesmat.v6i7.9

Resumo

Este artigo se propõe a tratar da ascensão da doutrina do pós-positivismo e seus fundamentos no contexto do Direito Constitucional Brasileiro examinando as características e funcionalidades das regras e dos princípios jurídicos dentro de uma nova perspectiva de interpretação constitucional. Nesse sentido, procura-se explicar o que é a técnica jurídica de decisão judicial, comumente denominada de técnica da ponderação, empregada pelo intérprete para resolver o impasse normativo e dar uma resposta ao caso concreto. Em complementação, é realizada uma análise da decisão de constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa realizada pelo Supremo Tribunal Federal em 16/2/2012.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v6i7.9
PDF
PDF

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.