A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES

Ana Lúcia Pereira, Inara Fernanda Luiz Cardoso

Resumo


A Lei nº 10.639/03 tornou obrigatória a inclusão de história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, dela derivada, motivou um movimento pela busca de formação dos professores e pela reformulação e/ou adaptação dos projetos políticos pedagógicos das escolas. O objetivo do texto é o de refletir sobre esse impacto ou as possíveis mudanças no projeto político-pedagógico, bem como os materiais disponibilizados nas bibliotecas e as questões ligadas às religiões de matriz africana nas escolas municipais de ensino fundamental, da cidade de Palmas/TO.

Palavras-chave


Lei nº 10639/03; História e Cultura Afro-Brasileira; Religião de matriz africana

Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, Rafael Sanzio Araújo; CIPRIANO, André. Quilombolas: Tradições e cultura da resistência. São Paulo: Aori Comunicação, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil,

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD. Educação, africanidades, Brasil. Brasília, 2006.

______, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 003/04 relativo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, 2004.

______, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, 2004.

______, Ministério da Educação. Educação Anti-racista: Caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/ SECAD, 2005.

JACCOUD, Luciana; THEODORO, Mário. Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. In: BRASIL, Ministério da Educação; Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Brasília, 2005.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.

______, (Org.). História do negro no Brasil. O negro na sociedade brasileira: Resistência, participação, contribuição. Brasília: CNPq/FCP, 2004, Vol. 01.

PAIXÃO, Marcelo J.P. Desenvolvimento humano e Relações Raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. Coleção Políticas da cor.




DOI: http://dx.doi.org/10.34060/reesmat.v4i4.85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 REVISTA ESMAT

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0

ISSN versão impressa: 2177-0360

ISSN versão eletrônica: 2447-9896