Resumo
A ética do direito pressupõe verificação do assassinato fundamental, concernente ao parricídio realizado pela horda capaz de suscitar no coletivo o sentimento de culpa que bloqueia a ação irrefreada. A Lei, assim instaurada, deveras antropológica, é o comando comportamental, ético, de toda a sociedade, presente na sua ontologia.Referências
FREUD, Sigmund. A dissolução do complexo de Édipo [1924a]. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
_____. Além do princípio do prazer [1920]. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
_____. Totem e tabu: algumas concordâncias entre a vida psíquica dos homens primi-tivos e a dos neuróticos [1913]. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
_____. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade [1905]. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
_____. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Tradução de Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses. 9ª ed., Petrópolis: Vozes, 2014.
HYPPOLITE, Jean. Ensaios de psicanálise e filosofia. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Taurus-Timbre, 1989.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 5: As formações do inconsciente. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
_____. O Seminário, livro 6: O desejo e sua interpretação. Tradução de Claudia Berli-ner. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
_____. O Seminário, livro 7: A ética da psicanálise. Tradução de Antônio Quinet. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
_____. O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Tra-dução de M. D. Magno. 2ª ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ROUDINESCO, Elizabeth. Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Tradu-ção de André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. A origem da desigualdade entre os homens. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Lawrence Flores Pereira. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2015.
Recebido em: 14/11/2023
Aprovado em: 21/11/2023
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.