A IMPLANTAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO POR MEIO DO CNJ
PDF

Palavras-chave

Melhor. Gestão. Pública. Cobrança. Sociedade.

Como Citar

Oliveira, L. L. de. (2016). A IMPLANTAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO POR MEIO DO CNJ. REVISTA ESMAT, 5(6), 179-200. https://doi.org/10.34060/reesmat.v5i6.62

Resumo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão de controle externo que vem desempenhando papel norteador de novos rumos da estrutura do Poder Judiciário. Sua atividade fi scalizatória ocorre num momento importantíssimo de renovação da esperança dos brasileiros, no tocante à melhor gestão no trato da coisa pública. Estudá-lo, em sua função de correição, significa entender o real sentido do fim social de uma organização estatal. O simples atuar na condição de gestor público, por si só, não se justifica, é preciso direcionar as ações para a coletividade de maneira racional e eficiente; gerir a coisa pública com a filosofia pragmática da eficiência e eficácia. Este estudo relata as mudanças silenciosas que vêm ocorrendo internamente na organização do Poder Judiciário. A cobrança realizada pelo CNJ tem o condão de mostrar à sociedade que o gerencialismo que vem sendo implantado no Estado chegou de forma mais rígida ao Poder Judiciário, no que diz respeito às mudanças, pois é este que aplica o direito muta do junto com o tecido social.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v5i6.62
PDF

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COSTIN, Cláudia. Administração pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CUNHA, José Ricardo. Poder judiciário: novos olhares sobre a gestão e jurisdição. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

PEDERSOLI, Christiane Vieira Soares. Conselho nacional de justiça: atribuição regulamentar no Brasil e no direito comparado. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2011.

RBDP. Revista brasileira de direito público. Belo Horizonte: Fórum, 2003.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.