Seis bicicletas, bolas e chuteiras de futebol, perfumes, material escolar, cestas de doces e bonecas estão entre os brinquedos e itens arrecadados por magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins para a Campanha Papai Noel dos Correios.
Em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Judiciário tocantinense organizou a arrecadação de presentes destinados às crianças de Palmas. Foram 200 cartas apadrinhadas, sendo 20 delas vindas de lares de acolhimento institucional da Capital. A entrega dos presentes aos Correios foi realizada nesta terça-feira (10/12).
A ação, capitaneada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ/TO), contou com a participação voluntária de servidores(as), magistrados(as) e membros da comunidade, que se mobilizaram para atender aos pedidos das cartinhas enviadas pelas crianças. A campanha, que teve início no mês de novembro, arrecadou uma grande quantidade de brinquedos, roupas e materiais escolares.
O juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira, da CIJ/TO, conta como foi a organização. “O Tribunal de Justiça realiza há muitos anos esse trabalho no Natal de propiciar momentos mais felizes para as crianças. Esse ano o CNJ entrou nessa parceria com os Correios e foi ótimo porque aumentou a oportunidade de estimular os servidores e magistrados a participar da campanha”.
Mais importante que essas lembranças materiais é o trabalho que fazemos diuturnamente como os projetos de escolarização e qualificação profissional, declara o magistrado.
“Fiquei muito entusiasmada com essa iniciativa, pois é um momento de muita reflexão. Uma das metas do biênio 2023-2025, é diminuir desigualdades sociais e o Poder Judiciário realizar essa ação tem um impacto muito grande na primeira infância, mostra que valorizamos a vida das nossas crianças e adolescentes”, relata a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi.
A campanha "Papai Noel dos Correios" é realizada anualmente há 35 anos e tem como objetivo atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social. A parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins é essencial para ampliar o alcance da ação e proporcionar um Natal especial para mais crianças.
O assessor dos Correios de Palmas, Jonatas Padilha, diz que a mensagem principal desse projeto é o amor, e que essa parceria com o TJ de apadrinhar as crianças em estado de vulnerabilidade é muito importante. “Embora as crianças não saibam como funciona essa parceria, elas agradecem. Parceiros como o Tribunal de Justiça possuem um valor sem tamanho para essa ação”.