Esmat fortalece educação e identidade em comunidade quilombola com doação de mais de 160 livros

Foto: Hodirley Canguçu

A bibliotecária Silvânia Olortegui, da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realizou, na segunda-feira (30/9), a entrega de cento e sessenta e oito (168) livros para a Escola Silvério Ribeiro de Matos, no Quilombo Mumbuca. A ação foi conduzida por uma equipe formada pelo juiz Wellington Magalhães, Silvânia Olortegui, Rita de Cássia e Hodirley Canguçu, que levou exemplares arrecadados em campanhas anteriores de doação promovidas pela Esmat.

A iniciativa buscou ampliar as oportunidades de aprendizado, com ênfase em livros que abordassem a cultura e a história afro-brasileira, promovendo o fortalecimento da identidade cultural dos(as) alunos(as). Segundo o juiz Wellington Magalhães, essa ação reflete o compromisso da Esmat com a inclusão social e os direitos humanos. 

“Este é um momento especial, pois, por meio da educação, reafirmamos nosso compromisso com as futuras gerações. A Esmat cumpre sua missão não apenas de formar magistrados(as) e servidores(as), mas também de contribuir com a inclusão social e os direitos humanos”, afirmou.

A bibliotecária Silvânia ressaltou o impacto transformador da ação. “A doação de livros empodera a comunidade, fornecendo ferramentas para que seus membros se tornem protagonistas de suas próprias histórias. O conhecimento adquirido fortalece a capacidade de reivindicar e reconhecer direitos, além de possibilitar uma participação mais ativa na sociedade”, desenvolveu.

A Escola Silvério Ribeiro de Matos, que oferece ensino fundamental, atende 59 alunos(as) e conta com sete professores(as), responsáveis por disciplinas como Língua e Literatura Portuguesa, Educação Física, Artes (Educação Artística, Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas e outras), Língua e Literatura Estrangeira – Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino Religioso, entre outras (dados do Censo Escolar 2023, INEP).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.