O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) alcançou uma pontuação inédita no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário 2024 (iGovTIC-JUD), analisado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a nota 90,60 no Resultado Geral, o TJTO atingiu o “Nível de Excelência” pela primeira vez, ultrapassando a média nacional de 87,42 e obtendo seu melhor desempenho histórico.
Foram 87,69 pontos em Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e 92,55 em Governança e Gestão de TIC, sendo classificado na categoria de “excelência” no critério “nível de maturidade”. O termo refere-se à avaliação do grau de desenvolvimento e eficiência de uma organização na área de tecnologia.
A diretoria de Tecnologia da Informação do TJTO, Alice Carla de Sousa Setúbal, reconheceu o trabalho e a dedicação de toda a equipe da (Dtinf), além de destacar o papel crucial da Presidência do Tribunal, com as ações realizadas neste biênio que tratam de investimentos nas ações de modernização da infraestrutura de TIC e o aumento da força de trabalho com a nomeação de servidores efetivos para atendimento das demandas de Tecnologia do Poder Judiciário do Tocantins.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Roniclay Alves de Morais, o TJTO orgulha-se em obter, pela primeira vez, o grau de excelência no IGovTIC-JUD.
Trata-se do reconhecimento da equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e do esforço que o Tribunal vem fazendo na modernização, governança dos gerenciamentos de serviços de TIC, valorizando a gestão de pessoas, garantindo uma justiça célere, segura e eficaz e inovando através da Tecnologia.
Sobre o iGovTIC-JUD
O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário 2024 (iGovTIC-JUD) é um diagnóstico feito anualmente pelo CNJ para mensurar o nível de maturidade dos órgãos submetidos ao seu controle administrativo em iniciativas de tecnologia da informação e comunicação. O objetivo é acompanhar se as ações estão em consonância com a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (Entic-JUD).
O iGovTIC-JUD busca registrar e promover melhorias na área de tecnologia do Poder Judiciário, sendo um dos critérios para o Prêmio CNJ de Qualidade. A avaliação ocorre por meio de um questionário que coleta informações sobre diferentes aspectos da tecnologia, como transformação digital, atendimento ao usuário, sistemas de informação, infraestrutura tecnológica, serviços em nuvem, segurança da informação e proteção de dados.
Confira a página do ranking iGovTIC-JUD 2024
Saiba mais no site do CNJ link CNJ.