
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), iniciou, nesta segunda-feira (28/4) até o dia 30 de abril, o Curso de Formação Inicial para Novos(as) Servidores(as). A formação, realizada na sede da Esmat, tem como objetivo acolher e capacitar os(as) servidores(as) recém-empossados(as), fortalecendo o alinhamento ético, técnico e institucional à missão do Poder Judiciário. Ao total, serão empossados(as) 22 novos(as) servidores(as), sendo que 12 técnicos(as) judiciários(as) administrativos(as) e 1 de informática participam da ambientação.
A formação, conduzida por servidores(as) e especialistas do próprio TJTO, busca facilitar a integração dos(as) novos(as) colaboradores(as) à cultura organizacional e aprimorar a eficiência dos serviços prestados. A solenidade de boas-vindas foi promovida por Francisco Alves Cardoso Filho, diretor geral do TJTO, e por Juliana Alencar Wolney Aires Campos, coordenadora de assessoramento jurídico da Diretoria Geral.
Em sua fala, Francisco Alves Cardoso Filho destacou a missão dos(as) novos(as) servidores(as). "Cada um(a) de vocês assume o papel de agente transformador da realidade, responsável por garantir o acesso a direitos, promover a cidadania e fortalecer instituições democráticas, sempre servindo ao bem comum com responsabilidade, respeito às leis e aos princípios da administração pública”, afirmou.
Sobre o curso
Com carga horária de 24 horas, o curso oferece conteúdos voltados à ética na administração pública, saúde do(a) trabalhador(a), direitos e benefícios dos(as) servidores(as), sustentabilidade, acessibilidade e treinamento nos principais sistemas utilizados pelo Judiciário, como SEI, SEEU e Eproc. A programação inclui ainda a posse coletiva dos(as) novos(as) servidores(as) e visita guiada às instalações do Tribunal e da Corregedoria-Geral de Justiça. Ao final, os(as) participantes que cumprirem os requisitos de frequência receberão certificado de conclusão.