Com o objetivo de capacitar os(as) profissionais das equipes técnicas do Grupo Gestor de Equipes Multidisciplinares (GGEM) do Poder Judiciário Tocantinense para atuarem no atendimento às vítimas de violência doméstica, com foco na compreensão, manejo e prática de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) promove, até dezembro deste ano, um curso sobre a Política Judiciária de enfrentamento e apoio às vítimas de violência doméstica.
A capacitação é realizada de forma online, por meio da Plataforma Google Meet e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmat. Voltado para servidores(as) e profissionais graduados(as) em Psicologia, Serviço Social e/ou Pedagogia, as atividades do curso foram iniciadas no dia 3 de outubro.
Na webaula desta terça-feira (8/10), ministrada pela facilitadora Poliana Alves de Oliveira, foram abordadas as diversas dimensões da violência, destacando a tipologia e o ciclo da violência, especialmente no contexto da violência contra a mulher. A aula também explorou a Teoria das Masculinidades, o papel dos gêneros e a desconstrução de estereótipos. Foram ainda analisados as políticas públicas e os marcos legais, como as Leis Maria da Penha e do Feminicídio, além da interação do Poder Judiciário com as redes de proteção.