Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos

Perfil do Egresso

Os egressos do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, reconhecem que não se faz justiça apenas aplicando a lei pura e simplesmente com uma formação engessada do Direito. Esses profissionais compreendem a prestação jurisdicional de forma crítica, que envolve aspectos políticos, sociais, econômicos e históricos, além de estarem aptos a uma discussão conceitualmente precisa a respeito da interpretação judicial (hermenêutica) e, sobretudo, da expectativa social em torno da atuação dos profissionais vinculados ao sistema de Justiça.

O egresso do Mestrado consegue analisar os aspectos psicológicos, financeiros e, principalmente, os sociais de uma decisão jurídica. Por essa razão, a certeza de que a opção pelo Profissional e Interdisciplinar foi definitivamente a mais acertada para o alcance do objetivo maior deste Mestrado. Não se pode deixar de registrar que a seara dos direitos humanos é particularmente cara à realidade brasileira, na atual etapa de consolidação da vida democrática, o que demanda uma postura ativa e resolutiva por parte dos profissionais atuantes no sistema de justiça. A preparação e formação alinhadas, nesta perspectiva, procuram tornar possível o desenvolvimento de um olhar sensível acerca dos aspectos humanos por trás das decisões judiciais. Sensibilidade essa que deve estar presente em todas as etapas de um processo, no âmbito de atuação dos profissionais atuantes na Jurisdição e nos Direitos Humanos.


Painel 10 anos mestrado
Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima