A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizará, em fevereiro, duas turmas do curso “Oficina Linguagem Simples”, voltadas a magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense lotados(as) na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS).
Serão ofertadas 20 vagas por turma, com aulas presenciais na Esmat, totalizando 16 horas de carga horária em cada grupo. As inscrições ocorrerão por indicação. Para a Turma I, os dias para inscrição são 4 e 5 de fevereiro; para a Turma II, as indicações serão recebidas de 13 a 20 de fevereiro.
Com coordenação do juiz Marcelo Laurito Paro, a Turma I ocorrerá nos dias 10 e 11 de fevereiro; e a Turma II, nos dias 26 e 27 de fevereiro. A condução das atividades ficará a cargo dos facilitadores André Vinicius D’i Oliveira Gomes e Lucas Ferreira Gomes, com módulos que abordam fundamentos da Linguagem Simples, identificação de barreiras de comunicação em textos institucionais, técnicas de escrita clara e uma oficina prática de reescrita de documentos e comunicados usados no cotidiano do Judiciário.
De acordo com o Edital nº 012, de 2026, o objetivo do curso é capacitar os(as) participantes “para aplicar princípios da Linguagem Simples na comunicação institucional, promovendo clareza, objetividade e acessibilidade nos textos produzidos no âmbito do Poder Judiciário”.
A iniciativa também dialoga com a Política Nacional de Linguagem Simples, instituída pela Lei nº 15.263, de 14 de novembro de 2025, para órgãos e a entidades da administração pública, nos três níveis federativos e em todos os Poderes.
Dúvidas e outras informações podem ser obtidas com o Núcleo de Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores (Nucas), pelos telefones (63) 3142-2467 / 99237-9467 ou pelo e-mail