Esmat sedia palestra “Como não fazer uma Tese”, com o professor doutor Clovis Ultramari

Contando com a presença dos acadêmicos do Doutorado Interinstitucional em Direito (DINTER) do UniCEUB, o professor doutor Clovis Ultramari ministrou, na tarde desta sexta-feira (24/6), no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), a palestra “Como não fazer uma Tese”.

Realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins, a palestra, que possui título homônimo de livro publicado pelo professor em 2016, trouxe uma visão mais operacional sobre como fazer uma tese.

“O grande pressuposto que eu tenho ao fazer esse livro e o conteúdo dele é o amor à escrita. É essa paixão que você vai ter de desenvolver, tanto pela escrita como pelo desenvolvimento da sua tese e pela sua temática”, destacou durante sua apresentação.

Em entrevista, o palestrante frisou a importância de trabalhar com algo que lhe traga alegria, “eu vou dar um conselho do ponto de vista profissional. Eu diria achar um tema de pesquisa que consiga lhe dar felicidade, evidentemente, e que consiga conciliar com a sua área de trabalho. Analisar estrategicamente se aquele seu tema, além de ser um tema que lhe traga felicidade, do qual você gosta, seja um tema que você vai conseguir trabalhar com ele”, aconselhou. 

De acordo com o professor, “a palavra é o nosso único instrumento. E a tese é um conjunto de palavras. Para você escrever, você tem de escrever. É exercício. É 5% de inspiração e 95% de transpiração. Isso é clássico”, completou.

 

Sobre o palestrante

Clovis Ultramari – Arquiteto e Urbanista. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, pela Universidade Federal do Paraná. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador visitante da UCLA/Los Angeles, The George Washington University/Washington-DC, e MIT. Projetos de pesquisa e temas de interesse: Aspectos Epistemológicos do Urbano, Gestão Urbana, Grandes Projetos Urbanos; Circulação de Ideias no estudo das Cidades, Literatura e Cidade, América Latina.

 

 

Texto: Francielly Oliveira Comunicação Esmat / Fotos: Ednan Cavalcanti

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.