Os debates sobre o acesso a medicamentos e o risco à sustentabilidade do sistema de saúde foram os temas debatidos pelo Webinário promovido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) em parceria com o Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura (COPEDEM) e com o portal Consultor Jurídico (CONJUR) em mais uma edição Jornada Jurídica de sua programação de debates virtuais. 

A abertura do Evento contou com a presença do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem. Em sua fala, o desembargador ressaltou a importância da parceria em debates que discutem o acesso à saúde da população brasileira. “Essa atividade de cooperação tem levado a discussão de temas muito sensíveis e polêmicos a todos os quadrantes do sistema jurídico brasileiro tanto do poder judiciário quanto das agências nacional de saúde, operadoras de planos de saúde e segmentos da sociedade que sempre muito se interessam por esses temas ligados diretamente à sustentabilidade da vida e dos sistemas que mantêm a vida das pessoas com saúde”, afirmou. 

O Evento contou com a participação do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça; do desembargador Sebastião Ribeiro Martins (TJPI); da economista Ana Carolina Maia, professora da FEA/USP e especialista em Saúde Suplementar; e do advogado Samir Martins, gerente da Assessoria Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A iniciativa é apresentada pelo JurisHealth, plataforma do IESS voltada para informações jurídicas e regulatórias da saúde suplementar. O Evento pode ser acompanhado pelo site do IESS e pelos canais do YouTube do IESS e da ConJur.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

 

Texto: Wherbert Araújo - Comunicação Esmat