As adaptações à retomada da normalidade e a busca por manter foco em atividades profissionais, acadêmicas e cuidados com a saúde foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (6) durante a palestra Reflexões sobre como manter o foco. Organizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), o Evento foi realizado na modalidade ensino à distância, via Plataforma de transmissão da Escola.

A abertura contou com a presença do magistrado Manuel de Farias Reis Neto, juiz auxiliar da Presidência do TJTO. Em sua fala, lembrou-nos do distanciamento causado pela pandemia, das adequações ao trabalho remoto e, finalmente, do retorno gradual às atividades presenciais. “Sabemos como foi difícil essa mudança da rotina do processo de trabalho. Na pandemia, soubemos nos adaptar a essa nova modalidade com o apoio da tecnologia, mas essas adequações trouxeram desafios”, afirmou.

Já o palestrante Rafael Medeiros Filho, inicialmente lembrando o tema da palestra direcionada ao foco, ressaltou que essa característica não é algo inerente ao comportamento humano. “Foco não é algo natural ao ser humano. É algo que você desenvolve, não é algo que você tem. Ele é mais importante do que a inteligência”, argumentou. Contando com exemplos práticos de ferramentas tecnológicas de organização de tarefas, projetos e atividades, o palestrante exemplificou ferramentas gratuitas como o Google Agenda e o Google Keeps que podem facilmente ser programadas por smartphones, notebooks e tablets, descarregando a energia gasta pelo cérebro para manter os compromissos em dia. “Não deixe seu cérebro se tornar um gerenciador de pendências”, lembrou.

Sobre o palestrante

Rafael Medeiros Filho é especialista em Desenvolvimento e Gestão do Tempo, palestrante nacionalmente reconhecido. Já ministrou palestras e treinamentos em todos os 27 estados do País, em empresas de renome, como: Coca-Cola, Mellita, Netshoes, Avon, Claro, Vivo, Oi, Tim, Brasiltelecom, Bureau Veritas, Honda Nacional, Emerson, ZF do Brasil, Correios, CMS Medical, Unimed, Unicred, Granol, Caixa e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Possui vasta experiência na área de consultoria organizacional, permitindo que suas palestras, além de descontraídas, sejam extremamente práticas. É reconhecido como um verdadeiro "Transformador de Pessoas", já que, depois de suas palestras, os empresários testemunham uma mudança nítida no comportamento de seus colaboradores. Sua metodologia aplicada nas palestras encanta pela união de dois fatores: Conteúdo e Dinamicidade.

Comunicação Esmat