Sidebar

Os desafios econômicos e sociais enfrentados pela humanidade desde a chegada da pandemia da Covid-19 em todo o mundo foram debatidos, nesta segunda-feira (5) no primeiro ciclo de webinar promovido pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM). A transmissão está disponível para acesso na página da instituição, na plataforma Youtube.

Tendo como moderador o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), sob a Coordenação da professora Lourdes Gonçalves, diretora executiva do Centro de Memória Jurídica (MEMORY), o debate virtual contou com a presença do ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); do conselheiro José Mouraz Lopes, do Tribunal de Contas de Portugal; da doutora Vanessa Butalla, diretora jurídica do Serasa Experian; do presidente Gustavo Montezano, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, a chegada da pandemia trouxe uma nova reorganização mundial. “Não se divide mais o mundo em dois hemisférios, e sim de um problema da humanidade como um todo. É a grande família humana, que está contextualizada num projeto de fraternidade e de cooperação internacional”, ressaltou.

 Para o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a crise atual gerada pela pandemia global trouxe uma crise econômica e social superior às vivenciadas pela humanidade durante os períodos históricos de guerras. “Nas crises das guerras, sabíamos quem era o inimigo. Hoje o inimigo é invisível. Um vírus que chegou atacando as estruturas governamentais dos diversos países, e é papel do judiciário manter funcionando, a contento, a Justiça”, ressaltou.

No webinar, o presidente, doutor Gustavo Montezano, expôs sobre “As ações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social na pandemia e na retomada sustentável”; o conselheiro Jose Mouraz Lopes versou sobre “O controle do dinheiro público em tempos de pandemia”; e a doutora jurídica Vanessa Butalla explanou sobre “Principais desafios à implementação dos programas de proteção de dados pessoais e possíveis impactos da pandemia”.

Para ter acesso ao conteúdo debatido, clique no link e assista.

Destaques