Dicas preciosas e intensa participação de servidores e juízes marcaram a abertura da quinta edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) do Tribunal de Justiça do Tocantins, nesta segunda-feira (24/6), no auditório da na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Com a palestra “A melhor Idade para Empreender”, o professor mestre Alexandre Cerqueira apontou os vários caminhos para uma aposentadoria segura, digna e com qualidade de vida, centrada no equilíbrio financeiro, no desenvolvimento da capacidade de empreender e na busca do melhor investimento.

Com a presença da presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), Julianne Marques, e do diretor de Gestão de Pessoas do TJTO, Spencer Vampre, a palestra teve como destaque a interação entre o público e Cerqueira, que, numa linguagem bem acessível, enumerou uma série de oportunidades que estão ao alcance do futuro aposentado e que lhe garantirão sucesso e qualidade vida, mas também apontou os riscos que rodeiam a trilha do futuro empreendedor.

Respondeu de forma direta também todas as dúvidas dos participantes. Falou sobre técnicas de venda, negócios que estão em alta, como as franquias, principalmente no ramo de alimentação, beleza, saúde, bem-estar e casa e construção, mas também alertou para importância da preparação através de cursos de qualificação para se obter sucesso no mercado, que passa por, entre outros pontos, pelo conhecimento do mercado, pela escolha da mão-de-obra, e como enfrentar a concorrência.

De igual modo deu dicas para quem deseja equilibrar as finanças e ressaltou que para tal fim é primordial mudar comportamento, cortar gastos supérfluos, negociar dívidas a juros mais baixos e dentro da capacidade de pagamento, sendo fundamental gastar menos do que arrecada. Deu dicas também dos melhores investimentos e como conseguir a melhor rentabilidade nas diversas formas de aplicação – Poupança, Fundos de renda fixa, variável, com rendimentos pré-fixados ou pós-fixados, Tesouro Direto, além de outras opções de investimentos, alertando para seus riscos, taxas de administração e impostos. E encerrou o bate-papo com revelando a chave do sucesso, segundo ele formado pelo tripé Fé, Família e Trabalho.

Importância do PPA

“Fiquei impressionado com a participação de todos os envolvidos, que começou no processo de negociação da palestra, com o envolvimento dos organizadores e com um feedback constante. Deu para perceber que foi um projeto feito com muito carinho”, afirmou professor Alexandre Cerqueira, ressaltando a participação do público com muitas perguntas e interação que resultaram numa experiência bem legal para ele.

“Há muitas pessoas que entram em depressão ao não saber lidar com esse ócio. E o PPA é muito importante para se evitar problemas ao prepará-las para esse momento e fazer com que entrem de forma tranquila em uma nova etapa da vida”, lembrou o professor Cerqueira, ao alertar para os riscos emocionais e psicológicos aos quais pode estar sujeito quem não fez uma preparação adequada para a aposentadoria. “Eu acredito que a aposentadoria seja a melhor fase da vida da pessoa, desde que ela se prepare”.

Tranquilo e empolgado está seu Pedro Coelho de Souza, que, com mais de 40 como oficial de justiça e avaliador, quer começar a curtir a aposentadoria até o final de 2019.  “Eu achei excelente a palestra, pois o professor é um PHD no assunto e nos ensinou e informou sobre coisas boas e importantes. A vida tem seus encantamentos em todas as suas fases desde que vivida na sua essência”, afirmou.   

Segundo o diretor Spencer Vampre, o Tribunal de Justiça está muito feliz por poder participar dessa nova e importante etapa da vida dos magistrados e servidores, a preparação para a aposentadoria.

“O servidor e o magistrado que hoje se aproximam da aposentadoria contribuíram de maneira inestimável para o crescimento e fortalecimento do Poder Judiciário Tocantinense, dedicando valiosos anos de suas vidas”, ressaltou, lembrando que o evento “é também uma forma de agradecimento, é dizer a todos que ainda estamos juntos e que vamos contribuir para que essa nova fase seja de muita felicidade e sucesso nos novos desafios”.

A programação segue até sexta-feira com a realização de oficinas temáticas restritas aos inscritos no PPA e que irão trabalhar com temas Aposentadoria, Saúde e Qualidade de Vida; Trabalho, Previdência e Direitos Sociais; e Projetando o Futuro.

Confira a programação aqui

Texto: Marcelo Santos Cardoso / Foto: Esmat

Comunicação TJTO