Seminário Internacional: Palestras abordam temática ambiental sob a perspectiva do Direito

Dando continuidade à programação da 12ª edição do Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional, na tarde dessa quarta-feira (06/06), os participantes mantiveram os debates sobre meio ambiente e Direito no painel "Ambiental, Constitucional e Internacional". O seminário é realizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e segue até esta quinta-feira.

Três especialistas participaram do Painel 2: Ambiental, Constitucional e Internacional.  A doutora em Direito Constitucional, Dayse Braga Martins, falou sobre a autocomposição como instrumento de concretização do acesso à Justiça e os atuais paradigmas do Processo Civil. Já a professora Lara Lívia Bringel tratou sobre as transformações do Direito Constitucional; e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gustavo Paschoal Teixeira, abordou a questão do estado de Direito ambiental, bioética e organismos transgênicos. “A minha fala nesta tarde fez uma ponte do meio ambiente com a bioética e os impactos que os alimentos transgênicos causam na saúde humana, pois tanto o cidadão como o Estado deve ser cauteloso para que o meio ambiente fique ecologicamente equilibrado”, ponderou.

Especialistas, magistrados, servidores do Judiciário e acadêmicos participam da programação do Seminário Internacional. Para a técnica judiciária da Comarca de Tocantinópolis, Harthemyza Katienne de Lima, as palestras contribuem para fomentar o debate sobre meio ambiente. “O diálogo trouxe temas diferentes e atuais, pois retrata o nosso cenário mundial, a palestra é muito oportuna, pois reflete o futuro da natureza”.

“Os temas abordados são muito importante, pois discutem questões complexas e necessárias à vida humana; defender a vida e a natureza é uma questão ética, pois é um processo que todos nós precisamos fazer, e vai além do aspecto jurídico, antropológico e cultural”, complementou o professor José Wilson Rodrigues Melo.

Homenagens

Ainda durante a programação, a medalha "Desembargador Antonio Rulli Junior", comemorativa aos 15 anos da Esmat, foi entregue aos palestrantes.

Confira aqui a programação desta quinta-feira.

 {flickr set=72157697155483934 photo=8}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.