Encerradas as atividades do 3° Simpósio de Perícia Criminal

O segundo e último dia do Simpósio contou com a apresentação de seis importantes palestras e reuniu autoridades, profissionais e estudantes.

No período da manhã, os trabalhos iniciaram com a apresentação do tema Acidentes de Trânsito, foco na casuística de Palmas, pelos peritos Wagner Costa Resende Filho e Marcelo Gouveia Sábia. Na sequência, a perita criminal Camila da Silva Maciel tratou do tema A Grafoscopia a serviço da justiça: caso de tentativa de fraude ao Exame da OAB, e os trabalhos do primeiro turno foram encerrados com a apresentação do tema A evolução das perícias na era do Big Data, apresentado pelos peritos federais Erico Negrini e Felippe Pires Ferreira.

Para Estela de Souza Freire, “essa foi uma grande oportunidade. Os temas são relevantes, e a forma técnica pela qual foram apresentados contribuiu para o nosso entendimento. Os palestrantes mostraram os casos reais trabalhados, e de forma impressionante pudemos conhecer os desafios dessa importante área”, finalizou a universitária.

À tarde, o Encontro iniciou com a apresentação do tema A Contabilidade Forense é uma ferramenta imprescindível para produção de provas no crime de peculato, com apresentação dos peritos criminais da Polícia Científica do Tocantins Fabrício Godinho da Silva, Ricardo Dias Freire Tavares e Douglas Dantas Silveira. A perita odontologista da Polícia Científica do Tocantins    Georgiana Ferreira Ramos falou sobre A importância da odontologia legal no exame antropológico para fins de identificação. E a última palestra foi apresentada pelo perito médico legista da Polícia Civil do Distrito Federal, Aluísio Trindade Filho, com o tema Estratégias de Identificação em Antropologia Forense: Qual o Papel da Radiologia Comparativa?

O Simpósio foi encerrado oficialmente com os pronunciamentos do diretor regional da APCF/TO, Erich Adam Moreira Lima, e do presidente do Sindiperito, José Rodrigues Filho.

Em sua fala, Erich Adam agradeceu a presença de todos os inscritos e dos parceiros que contribuem para a realização do Encontro. “Este é o nosso terceiro Simpósio e sem dúvida vamos aprimorando nossa programação creditando a confiança de todos”, ressaltou,

 O Encontro é promovido anualmente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e pelo Sindicato de Peritos Oficiais do Estado do Tocantins.

 

{flickr set=72157690779886540 photo=8}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.