Teve início na manhã desta quarta-feira, 20/10, o curso Atendimento ao Público no Serviço Público, que se inicia hoje, com realização da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). A abertura da capacitação foi feita pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.

“Vocês servidores e servidoras são o cartão de visitas do Poder Judiciário, muitas vezes os primeiros a iniciarem o atendimento do cidadão que busca os serviços da Justiça. Por isso, promover um atendimento de qualidade, com cortesia, agilidade e tranquilidade é fundamental”, afirmou a desembargadora ao reforçar a importância dos servidores para a eficiência do Judiciário.

O curso, que está sendo ministrado na modalidade à distância e terá carga horária total de 24 horas,repassará aos participantes as noções de atendimento, suas diferentes formas e técnicas, para que jurisdicionados(as) se sintam bem atendidos(as) no âmbito do Poder Judiciário Tocantinense, e o(a) servidor(a), por sua vez, perceba o quanto a sua atividade é valiosa e edificante.

A facilitadora é a professora Adriana Magna Sousa da Silva Ramalho, especialista em gestão de pessoas. Ao iniciar a aula fez questão de chamar, um a um, os participantes pelo nome. “Uma das coisas que soa mais doce aos nossos ouvidos é sermos chamados pelo nome, isso é importantíssimo”, iniciou já dando as primeiras lições sobre atendimento.

O curso segue até o dia 16 de novembro. Foram oferecidas 80 vagas, distribuídas entre servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras do Poder Judiciário, e servidores e servidoras de Órgãos parceiros da Esmat.

Sobre a facilitadora

Adriana Magna Sousa da Silva Ramalhoé graduada em Serviço Social. Licenciada em Educação Profissional. Especialista em Administração e Planejamento para Docentes. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Educação e Direitos Humanos. Estudante de Psicologia. Atualmente assistente social da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins. É professora de Oratória há mais de 23 anos, acumulando cerca de 5.550 horas de atendimentos, tanto em grupos como individual. Tem canal no Youtube chamado Oratória Sem Mistério. Atualmente é diretora da Habitus Consultoria de Gestão de Pessoas, palestrante em empresas privadas e instituições públicas. Também atua como analista comportamental, formada pela TTI Sucess Insights, de 1998 a 2015. Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), dentre outras instituições de ensino profissionalizante em cursos correlatos à área comportamental, sendo a Oratória em especial, de 2001 a 2017. Docente no ensino superior no curso de Serviço Social em nível de graduação e nas áreas de Docência Universitária, Gestão de Pessoas e Gestão Pública na Pós-Graduação. Formação Continuada (alguns cursos): Inteligência Emocional; Mediação de Conflitos; Justiça Restaurativa; Mindfulness (Atenção Plena); Dinâmica de Grupo; Coaching e Mentoring; Análise de Perfil Comportamental; Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo (Lifelonglearning); Dedicação à Filosofia e à Arte: Estudante de Filosofia à maneira clássica, pela Escola Nova Acrópole de Palmas. Poetisa, autora do livro A Dança das Marés, pela editora Cultura em 2020.

Kézia Reis – ASCOM CGJUS