Servidores do Judiciário Tocantinense participam de curso Planejamento de Compras Públicas

Teve início no último dia 26 e vai até o dia 6 de maio o curso Planejamento de Compras Públicas com a Formalização dos Estudos Técnicos Preliminares (Termo de Referência, Projeto Básico e Adoção do Sistema de Registro de Preços), ministrado na modalidade Ensino à Distância pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

O curso é destinado a servidores (efetivos e comissionados) do Poder Judiciário Tocantinense, ou para servidores de outros órgãos cedidos com lotação nas Diretorias do Tribunal e atuação nos processos de contratação de bens e serviços, a partir da edição de Termo de Referência, Projeto Básico e Adoção do Sistema de Registro de Preços, sob definição dos respectivos diretores do Tribunal de Justiça. Dentre os objetivos estão o de capacitar e atualizar os servidores mediante uma abordagem prática quanto aos principais aspectos relacionados às fases do processo licitatório, com ênfase no Estudo Técnico Preliminar e no Termo de Referência, e ao Sistema de Registro de Preços, por meio de apresentação de boas práticas na condução de processos licitatórios, tornando os participantes aptos a planejar as compras públicas e antever possíveis falhas nos processos licitatórios.

Para o técnico judiciário Ênio Carvalho, que participa do curso, esta é a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, tendo como expectativa muito aprendizado e colaboração, sempre que possível. “Vejo com muito bons olhos essa capacitação em Compras Públicas, sobretudo quando as discussões trazem muito da nossa realidade e do que temos em instruções de planejamento até o momento, para disseminar o conhecimento dessas diretrizes entre os servidores do TJTO, e, na oportunidade, buscar melhorias nas instruções das contratações”, afirmou.

Os responsáveis pela instrução dos processos de contratação – procedimentos licitatórios –necessitam conhecer os mecanismos legais e as práticas que garantam a elaboração de projetos básicos sem vícios ou imperfeições técnicas. Para que o gestor público obtenha sucesso na contratação, são necessários o conhecimento e a aprendizagem de modernas técnicas de administração de materiais, sem prejuízo de outras específicas à realidade governamental, entre elas a Lei nº 8.666, de 1993.

 

Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat

Francielly Oliveira – Estagiária em Comunicação Social - Jornalismo


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.